Filtro de Daltonismo

Alunos do Centro Paula Souza se destacam em Concurso de Moda Inclusiva

Em meio às semanas de moda do Rio de Janeiro e São Paulo, o Governo do Estado promoveu, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o 2º Concurso de Moda Inclusiva para […]

8 de junho de 2010 10:52 am Etec

Em meio às semanas de moda do Rio de Janeiro e São Paulo, o Governo do Estado promoveu, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o 2º Concurso de Moda Inclusiva para pessoas com deficiência. Nesta segunda-feira, 7, no Museu da Língua Portuguesa, foi realizado um desfile com os melhores looks, criados por jovens estilistas. Os três melhores trabalhos foram premiados pelo governador Alberto Goldman.

Cilmar Silva, aluno do curso técnico de Modelagem do Vestuário da Etec Tiquatira (São Paulo), foi o 3º colocado. Entre os 20 projetos finalistas, ainda concorreram outros três desenvolvidos por alunos do Centro Paula Souza: os de Ângela Machado e Carla Santos (também da Etec Tiquatira), e o de Adauto Caramano, que cursa Gestão da Produção Industrial na Fatec Prefeito Octavio Pacheco de Almeida, de Jaú.

“A acessibilidade não era comum há 10 anos. Hoje em dia, quando eu vou a inaugurações de obras, escolas e hospitais, as pessoas sempre falam da acessibilidade que agora existe nesses locais. Então, agora todo mundo fala sobre acessibilidade. As pessoas (com deficiência) são ativas na sociedade, têm uma vida”, declarou o governador após as premiações.

Na passarela, modelos com deficiência desfilaram roupas que unem estilo, praticidade e conforto.  “Nestes dias, em que a cidade estará respirando moda, é muito oportuno fazermos um evento desta proporção tendo as pessoas com deficiência como protagonistas. O concurso é uma forma de contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou a secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella.

Nesta segunda edição, o Concurso Moda Inclusiva recebeu croquis de jovens estilistas de cursos técnicos e universitários de todo o Estado. Foram selecionados 20 trabalhos, que receberam apoio para a confecção das roupas.

Os três melhores e mais funcionais receberam prêmios da Vicunha Têxtil, e o primeiro colocado, um estágio remunerado na empresa. O projeto também é apoiado pelo Pense Moda, Rede Globo, Museu da Língua Portuguesa, Vax Barcelona, Virgem Maria e Rede Lucy Montoro.

Confira abaixo os projetos dos alunos da Etec e da Fatec:

AlunoEtec/FatecProjeto
Adauto CaramanoFatec Prefeito Octavio Pacheco de Almeida (Jaú)Look composto por calçado e vestido clássicos, com couros texturizados e etiquetas em braile.
Ângela MachadoEtec Tiquatira (São Paulo)Desenvolvido para mulher com paralisia infantil: body e calças jeans ajustados para facilitar o trabalho de vestir e adequação ao corpo.
Carla SantosEtec Tiquatira (São Paulo)Visando a inclusão da pessoa com deficiência em ambiente que exija traje social, o terninho feminino é adaptado por meio de um franzido nas laterais para que se ajuste ao corpo eliminando o excesso de tecido.
Cilmar SilvaEtec Tiquatira (São Paulo)Jaqueta e calças para pessoas com deficiência visual que, por meio de etiquetas em braile, velcro e outros acessórios, dão autonomia na hora de escolher e vestir as roupas. A estampa traz uma reprodução do cantor norte-americano Ray Charles, portador de deficiência visual.

Com informações do Portal do Governo do Estado e do Portal da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência