Alunos de Etecs são destaque na Febrace 2009

A 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) premiou na sexta-feira e no sábado (20 e 21) os projetos de maior destaque entre os 282 finalistas. Nove deles receberam o prêmio máximo: viagem aos […]

23 de março de 2009 4:38 pm Etec

A 7ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) premiou na sexta-feira e no sábado (20 e 21) os projetos de maior destaque entre os 282 finalistas. Nove deles receberam o prêmio máximo: viagem aos Estados Unidos, em maio, para participar da Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel (Intel ISEF).

Organizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), a Febrace reúne trabalhos de estudantes dos ensinos Fundamental (8ª série), Médio e Técnico, que concorrem nas áreas de Ciências e Engenharia.

Alguns projetos desenvolvidos por alunos das Escolas Técnicas (Etecs) estaduais foram premiados. Na sexta-feira, o projeto “Direção Segura”, da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, foi o 1º colocado na votação popular. O “Ler sem L.E.R”, da Martin Luther King, de São Paulo, ficou em 2º lugar na mesma categoria.

Ainda na sexta, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) concedeu o prêmio de destaque na área ambiental ao projeto “Eisen Stahl”, da Etec Trajano Camargo, de Limeira. “Eisen Stahl” ainda recebeu prêmio da Bayer, junto com o “Extração de celulose de fontes alternativas para extração de nitrocelulose”, também da Trajano Camargo, e “A aplicação de lodo residual de estações de tratamento de água em blocos cerâmicos: uma solução ecológica”, da Etec Getúlio Vargas, da Capital. O “Água em Americana: a escassez em 2016”, da Etec Polivalente, de Americana, recebeu prêmio da American Meteorological Society. No sábado, o projeto da Polivalente ganhou o 1º lugar em Ciências Sociais Aplicadas.

“Mais importante do que os prêmios é o interesse que esses estudantes demonstram na área da pesquisa científica aplicada à resolução de problemas da sociedade. São projetos muito criativos e de grande relevância social, que nos fazem acreditar em um futuro melhor para o país”, avaliou a chefe de gabinete do Centro Paula Souza, Elenice Belmonte de Castro.

Projetos apresentados na Febrace

EtecProjetoCategoria
Polivalente (Americana)Água em Americana: a escassez em 2016Ciências Sociais e Aplicadas (Planejamento Urbano Regional)
Limão: 1002 utilidades. Sirva ao Sr. Aegypti. Uma nova maneira alternativa de amenizar os casos de dengueCiências Biológicas (Bioquímica)
Muito prazer, eu existo!: um estudo sobre a dislexia no âmbito da escola regular de ensinoCiências Humanas (Educação)
Cônego José Bento (Jacareí)A Etec Cônego José Bento nas décadas de 190, 1940 e 1950 nos jornais A Folha do Povoe o CombateCiências Humanas (História)
Trajano Camargo (Limeira)Carrinho de supermercado “tunado”Ciências Sociais e Aplicadas (Desenho Industrial)
Concretiza – Reciclar é a saídaEngenharia (de materiais e metalurgia)
Eisen StahlCiências Exatas e da Terra (Química)
Extração de celulose de fontes alternativas para extração de nitroceluloseCiências Exatas e da Terra (Química)
Varal auto-retrátilEngenharia (Eletrônica)
Jorge Street (São Caetano do Sul)Direção seguraEngenharia (Eletrônica)
Getulio Vargas (São Paulo)A aplicação de lodo residual de estações de tratamento de água em blocos cerâmicos: uma solução ecológicaCiências Exatas (Química)
Guaracy Silveira (São Paulo)Mesa LumináriaCiências Sociais e Aplicadas (Desenho Industrial)
Transformando a arquitetura para os interioresCiências Sociais e Aplicadas (Desenho Industrial)
Martin Luther King (São Paulo)Ler sem L.e.rCiências da Saúde (Fisioterapia e terapia ocupacional)

A Febrace contou com o patrocínio da Intel do Brasil, da Petrobras, do Instituto Votorantim, do Sebrae, do Bradesco e do Instituto Solvi.

Compartilhe


Veja também