Primeira etapa da competição consiste em elaborar redação sobre o tema ‘Química na descarbonização’; inscrições são gratuitas e textos devem ser enviados até sábado (15)
Ao todo, estudantes de Etecs conquistaram dez medalhas na última edição da competição, disputada em 2024 l Foto: Divulgação
Estudantes dos ensinos Médio, Médio integrado ao Técnico e do formato de Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), do Centro Paula Souza (CPS) podem se inscrever para a edição 2025 da Olimpíada de Química de São Paulo. A competição de conhecimentos é destinada a alunos de escolas públicas e particulares de todo o Estado.
A primeira etapa consiste na elaboração de uma redação que deve debater o tema Química na descarbonização. As inscrições são gratuitas e os textos devem ser enviados pelo site app.fuvest.br, até o próximo sábado (15). A fase final será uma prova de conhecimentos, que será realizada em junho, no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP).
Organizada há 28 anos pela USP, a Olimpíada de Química de São Paulo premia e seleciona, anualmente, dezenas de estudantes para a etapa nacional do evento, que é a porta de acesso para a Olimpíada Internacional e para a Olimpíada Ibero-Americana. Em 2024, estudantes de Etecs conquistaram dez medalhas na etapa estadual da competição.