Cinco estudantes estão entre os vencedores da Olimpíada Brasileira de Química e da Olimpíada Nacional Feminina de Química – QuiMeninas, dirigida apenas a mulheres
A partir do alto, em sentido horário, Pablo, Gabriel, Gabriela, Rebeca e Sophia: campeões de química | Foto: Divulgação
Cinco estudantes de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), do Centro Paula Souza (CPS), brilharam em campeonatos de química no fim de outubro. Na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Química (OBQ), destinada a alunos do Ensino Médio, Gabriela Oliveira Sales, da Etec Irmã Agostina, da Capital, e Gabriel Bombo Pierroti, da Etec Trajano Camargo, de Limeira, conquistaram medalha de prata, enquanto Pablo Camargo dos Santos, da Etec de Campo Limpo Paulista, faturou o bronze.
Gabriela e Gabriel cursam o Ensino Médio integrado ao Técnico em Química, enquanto Pablo faz o Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração. Os três estudantes conquistaram o passaporte para a Olimpíada Brasileira depois de obter medalhas na Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP). Para chegar lá, os jovens já haviam vencido duas etapas: escreveram uma redação intitulada Química no Combate às Fake News, e participaram de uma prova de conhecimentos.
“Essa é uma competição difícil, os alunos disputam com escolas particulares. A diferença para as demais competições do tipo é que há uma premiação para jovens de escolas públicas, na qual Pablo ganhou o segundo lugar”, comenta Lúcia Helena Matioli da Motta, diretora da Etec de Campo Limpo Paulista.
Só para meninas
Na edição 2024 da Olimpíada Nacional Feminina de Química – QuiMeninas, competição voltada a meninas do nono ano do Ensino Fundamental à segunda série do Ensino Médio, Rebeca de Souza Pinto Marques, da Etec João Maria Stevanatto, de Itapira, conquistou o bronze, enquanto Sophia Lima Gomide Dia Thomazo, da Etec de Taboão da Serra, ganhou a prata.
Vencedoras do QuiMeninas, Sophia Lima Gomide Di Tomazo, cursa o Ensino Médio Integrado do técnico em Desenvolvimento de Sistemas, enquanto Rebeca de Souza Pinto Marques está matriculada no Ensino Médio com Ênfase em Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.