Etec de Santos cria Guia Portuário para cursos e vagas

Conteúdo orienta interessados que já trabalham ou pretendem ingressar na área portuária, seja indicando oportunidades de qualificação, seja de emprego; app pode ser baixado de graça

2 de maio de 2018 12:03 pm Etec, Fatec, Institucional

Gratuito, aplicativo pode ser acessado de computadores e dispositivos móveis l Foto: Reprodução

Estudantes da classe descentralizada da Escola Técnica Estadual (Etec) Dona Escolástica Rosa, de Santos, que funciona na Escola Estadual Zulmira Campos, no mesmo município, desenvolveram o Guia Portuário, um aplicativo que oferece acesso a cursos na área, desde qualificações de nível básico até o Ensino Superior, voltado a pessoas interessadas em trabalhar no setor de portos.

Disponível gratuitamente na plataforma Google Play, o app pode ser baixado tanto em computadores quanto em dispositivos móveis, nos sistemas operacionais Android e IOS. Produto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), o Guia Portuário foi desenvolvido pelos alunos do curso técnico de Portos: Bruno Nunes, Ítalo Alves, Lisley Nunes, Mariana Ferreira e Matheus Taumaturgo.

“Quando apresentamos a ideia do projeto, no ano passado, pensamos em algo com foco no social”, conta Ítalo. “Desde o início do curso encontrávamos muita dificuldade em conseguir informações sobre o setor, como oportunidades de trabalho e de adquirir mais conhecimento sobre a área.” Vencida essa etapa, o próximo passo do grupo, com previsão de ocorrer ainda neste primeiro semestre, é incluir vagas de emprego. “O setor portuário tem evoluído muito e exige profissionais cada vez mais qualificados”, explica o coordenador da classe descentralizada, Thiago de Abreu.

Mercado para técnicos e tecnólogos

Tanto as Etecs como as Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) oferecem cursos que atendem o setor portuário. Neste Vestibulinho, cujas inscrições vão até 25 de maio, a classe descentralizada da Zulmira Campos oferece 40 vagas no período da noite para o curso técnico de Portos.

Já o curso superior tecnológico de Gestão Portuária é oferecido nas Fatecs de Santos e de São Sebastião. Outras graduações que atendem ao setor portuário são Comércio Exterior, Construção Naval, Logística e Sistemas Navais. As inscrições para o Vestibular das Fatecs para o segundo semestre de 2018 começam no próximo dia 8.

Abrangência nacional

Localizado no litoral sul paulista, o Porto de Santos é considerado o mais movimentado da América Latina, cuja área de influência comercial abrange os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal. Juntos, representam cerca de 65% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. É importante ainda para o comércio exterior do Paraná, de Santa Catarina, do Rio Grande do Sul, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo, da Bahia, de Pernambuco, de Rondônia, de Tocantins, de Sergipe e da Paraíba.

A estrutura envolve aproximadamente 1,5 mil funcionários diretos e incontáveis trabalhadores indiretos. “Esses profissionais trabalham em funções muito diversas, que podem exigir conhecimento em cargas, contêineres, logística, tanto em serviços administrativos quanto operacionais”, diz Acácio de Macedo Neto, presidente da Ceconport, empresa que presta consultoria e treinamento do setor. “Existe uma infinidade de cursos, treinamentos e palestras, muitas vezes gratuitos, aos quais as pessoas nem ficam sabendo. Por isso acredito que o Guia Portuário será uma ferramenta muito importante para nossa área.”

Os interessados podem conhecer melhor a ferramenta por meio da página do aplicativo no Facebook.