Alunos de Etec da Capital conquistam segundo lugar na ‘F1 in Schools’

Com o resultado, Etec Prof. Horácio Augusto da Silveira classificou-se para disputa mundial da categoria; jovens ainda ganharam prêmio Melhor Gestão de Projeto

15 de abril de 2024 2:43 pm Etec, Projetos

Alunos e professores de unidade localizada na Vila Guilherme celebram medalha de prata obtida na competição | Foto: Divulgação

A equipe Alset Brasil levou o Centro Paula Souza (CPS) ao segundo lugar no pódio da competição nacional de miniaturas Fórmula 1 in Schools. Formado por dez estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Horácio Augusto da Silveira, localizada na Vila Guilherme, zona norte da Capital, o time ainda conquistou o prêmio de Melhor Gestão de Projeto.

“Cravamos 90 pontos em Gestão de Projetos, nota máxima na categoria! O juiz até comentou que nunca tinha visto uma aplicação tão completa do MS Projects antes”, comemora o professor Uinguiston Nunes Camargo, que ministra as disciplinas da base técnica de Mecatrônica, Mecânica e Eletrotécnica.

Realizada na Universidade Presbiteriana Mackenzie na última sexta (12) e sábado (13), a competição é definida pela somatória de pontos, que podem chegam a mil em sete critérios: gestão de projeto, marketing, engenharia, escrutínio (normas técnicas do carro), projeto social, apresentação e corrida.

“É o trabalho de um ano inteiro, já que as regras mudam um pouco a cada temporada. Nesta edição o carro precisava ter um alo extra, que representa a cabeça do piloto e a proteção do F1 tamanho real”, diz o professor.

Os três primeiros colocados na competição nacional classificam-se para a etapa mundial da categoria, que será disputada no segundo semestre, em local a definir. A data provável é segunda quinzena de novembro, no Oriente Médio, já que a prova ocorre uma semana antes do Grande Prêmio de Fórmula 1, na mesma cidade e autódromo.

“Agora temos que correr atrás de patrocínio para viabilizar a viagem, um sonho para todos os envolvidos”, conta professora Flávia Nascimento, que ministra aulas de história para as turmas do Ensino Médio Integrado ao Técnico e coordena voluntariamente a equipe.

Na competição internacional, a Alset Brasil vai se unir a uma equipe estrangeira, também classificada em segundo lugar em seu país. O novo projeto começa do zero, possivelmente com três alunos da Grécia, e tem menos de seis meses para ficar pronto. “O prazo é mais curto, por isso devemos selecionar os critérios em que cada equipe foi melhor e reaplicar. Mas precisamos criar uma equipe, com novo nome, marca e projeto”, explica Uinguiston.

F1 in Schools

Criado há 20 anos na Inglaterra, o projeto educacional envolve a construção de um modelo de carro de Fórmula 1 em escala, em que são avaliados por uma banca composta por profissionais do mercado de trabalho no desenvolvimento de engenharia, marketing, gestão de projeto, ação social, plano de negócios, estratégias em mídias sociais, empreendedorismo e prospecção de patrocínio.

A competição nacional foi realizada em etapa única e contou neste ano com a participação de escolas públicas e privadas de São Paulo, Rio de Janeiro, Londrina, Curitiba, Itatiba e Goiânia. Foram premiadas as equipes com maior pontuação final total, no primeiro, segundo e terceiro lugares, além dos destaques em cada área de julgamento.

Equipe Alset Brasil

A nome Alset é palíndromo de Tesla, em homenagem ao inventor austríaco que criou diversas tecnologias nos ramos de engenharia mecânica e eletricidade. Uma das etapas do projeto é a criação da marca e a identidade visual.

O F1 in School é direcionado a jovens de até 19 anos. Estudantes de todos os cursos são bem-vindos ao time, que já têm alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Mecatrônica, Mecânica, Logística e Desenvolvimento de Sistemas.

“O projeto permite desenvolver habilidades cobiçadas pelo mercado de trabalho, como gestão de tarefas, relações interpessoais e utilização de ferramentas e softwares de ponta. Os resultados extrapolam a classificação na competição”, finaliza Uinguiston.