Alunos de Cozinha da Etec Carlos de Campos fazem pratos portugueses com toque tailandês

Que tal saborear um tradicional cordeiro à moda lusitana temperado com geleia de pimenta malagueta? E, para beber, um drink a base de vinho do Porto e gengibre? Essas invenções culinárias fazem parte do projeto […]

27 de novembro de 2014 4:09 pm Institucional

E, para beber, um drink a base de vinho do Porto e gengibre? Essas invenções culinárias fazem parte do projeto Fusion Food, desenvolvido pelos formandos da 10ª turma do curso técnico de Cozinha da Escola Técnica Estadual (Etec) Carlos de Campos, localizada no bairro do Brás, na Capital.

Os estudantes elaboraram uma sequência de pratos utilizando ingredientes de duas culturas gastronômicas bastante distintas: a portuguesa e a tailandesa. O resultado foi apresentado durante um evento na noite de quarta-feira, 26, como trabalho de conclusão de curso. A banca de avaliadores foi composta pelos chefs Rafael Barros, da confeitaria Ópera Ganache, e Diógenes Sampaulo, do restaurante Mocotó, além de Ozéias Santos, professor do Centro Paula Souza.

Para a coordenadora do curso, Rosana Aparecida Smaira, a procura por novos sabores pode trazer resultados surpreendentes. “O desafio da inovação também está presente na prática culinária.
A descoberta de combinações entre ingredientes de diferentes partes do mundo pode abrir as portas para novos segmentos gastronômicos”, afirmou.

A iniciativa foi aprovada pelo chef Rafael Barros, que elogiou o trabalho dos jovens. “São esses alunos que vão preencher as vagas no mercado de trabalho. Tenho certeza de que daqui sairão grandes cozinheiros.”

Fazer parte de uma equipe de cozinha no ramo de confeitaria é o próximo passo que a formanda Juliana Roseno pretende dar. Aos 18 anos, ela quer complementar sua experiência na produção de doces para, no futuro, abrir o próprio negócio. “Meu sonho é ter uma confeitaria de bolos para festas.” Haverá doces portugueses com toque tailandês na vitrine? “Se o cliente gostar, a gente prepara uma festa inteira temática.”

Alunos de Cozinha da Etec Carlos de Campos preparam pratos portugueses com toque tailandês