Filtro de Daltonismo

Estudantes de Etecs vencem Olímpiada Brasileira de Robótica

Alunos do curso integrado de Desenvolvimento de Sistemas das Etecs de Guaianazes e Cidade Tiradentes ganharam medalhas de ouro e prata

19 de dezembro de 2022 11:38 am Etec

Yan Coutinho com a coordenadora de Cidade Tiradentes, Thayani Pereira e, Fernando Nogueira, com a coordenadora de Guaianazes, Elaine Silva e o professor Antônio dos Santos Júnior.

Entre os vencedores da edição de 2022 da Olímpiada Brasileira de Robótica (OBR) estão dois alunos das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs), na modalidade teórica (prova escrita ou digital). Fernando Almeida de Jesus Nogueira, aluno do terceiro ano do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas da Etec de Guaianazes, recebeu como certificação a Medalha de Ouro Nacional e Yan Mendonça Coutinho, aluno da mesma série e curso, mas da Etec Cidade Tiradentes, foi premiado com Medalha de Prata na mesma competição.

Ambos ainda receberam como benefício a possibilidade de ingresso no Ensino Superior em instituição pública, caso tenha vaga disponível no curso escolhido, sem necessidade de prestar vestibular.

A Modalidade Teórica da OBR acontece nas escolas dos estudantes e em sedes regionais onde a prova escrita ou digital é aplicada. O conteúdo da avaliação é produzido pela Comissão de Professores e Pesquisadores da OBR em duas fases para o Ensino Médio e Técnico.

A participação dos alunos na olimpíada contou com a orientação do professor Antônio José dos Santos Júnior que os preparou com exercícios e provas de edições anteriores de cada modalidade. Esse conteúdo foi lecionado durante as aulas de robótica que fazem parte da grade do curso.

Os jovens tiveram contato com tecnologias como das plataformas Arduíno e TinkerCad, incluindo conhecimentos específicos de eletrônica e programação durante o período de preparação.

“Saímos com uma única certeza: as olimpíadas transformam a vida e a forma de pensar dos nossos estudantes. Acredito que com esses resultados teremos uma adesão e investimento maiores e quem sabe melhores resultados também nas próximas edições, assim como mais alunos conquistando boas oportunidades”, comemora Antônio, que além da OBR, incentiva a participação dos alunos em outras competições como Olimpíada Brasileira de Informática e Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

Sobre a OBR

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma competição científica nacional que estimula os jovens às carreiras científico-tecnológicas e promove debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

Alunos das escolas públicas e privadas cursando o ensino fundamental, médio ou técnico estão aptos a participarem da iniciativa que é pública, gratuita e sem fins lucrativos.

A edição de 2022 foi realizada em junho (primeira fase) e agosto (segunda e última fase).

Compartilhe


Veja também