skip to Main Content

Alunos das Etecs são finalistas da 1ª Mostra Paulista de Ciências e Engenharia

Seis projetos desenvolvidos por alunos de cinco Escolas Técnicas (Etecs) estaduais são finalistas da primeira edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia 2011 (MOP Ciências e Engenharia 2011), promovida pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI – EPUSP). Os trabalhos estão expostos no Catavento Cultural e Educacional – museu de ciência e tecnologia da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Os vencedores serão divulgados nesta sexta-feira, 21.

A competição é voltada para estudantes matriculados em 2011 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Técnico de escolas públicas ou particulares do Estado de São Paulo. Os projetos são divididos nas categorias Ciências Agrárias, da Saúde, Biológicas, Exatas e da Terra, Sociais e Aplicadas e Engenharias.

A MOP Ciências e Engenharia 2011 premiará os três melhores lugares de cada categoria com troféus, medalhas e certificados. Além de escolher 20 estudantes para receber bolsas de Iniciação Científica Jr. concedidas pelo CNPq. A Feira também selecionará projetos de destaque para participar diretamente da fase final da FEBRACE 2012 – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia.

A primeira edição da Mostra Paulista de Ciências e Engenharia é realizada pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e pelo Catavento Cultural e Educacional, com o apoio institucional do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Secretarias da Cultura e Educação do Estado de São Paulo.

Confira os projetos e Etecs finalistas:

Etecs/municípios Projetos/categorias Alunos/orientadores
Etec Trajano Camargo (Limeira) Game Down (Humanas) Ariana Ganassim, Maria Rosseto, Natália Cunha, Patrícia Souto (orientadora), Diógenes Júnior (coorientador)
Etec Trajano Camargo (Limeira) Fonte energética solar para dispositivo refrigerador portátil (Exatas) Bruna Hergert, Daniele Verzenhassi, Deborah Zamoner, Patrícia Souto (orientadora), Murilo Tabosa (coorientador)
Etec Abdias do Nascimento (São Paulo) Coletor de óleo predial (Agrárias) Sérgio dos Santos, Valmir Farias (orientador)
Etec de São Paulo (São Paulo Por que o SISU não é um SAT? (Humanas) João Vieira, Jéssica Prado, Maurício Trida (orientador), Eraldo dos Santos (cooreientador)
Etec Takashi Morita (São Paulo) Dia de luz, festa de sol e barquinho para todo mundo! (Humanas) Pietro Domingues, Gilson Domingues (orientador), Ricardo Salussarek (coorientador)
Etec Salles Gomes (Tatuí) CAQ2S – Ciências Administrativas Quânticas e Quântica Sobreposicional (Exatas) Gustavo Lopes, Daniel Siqueira, Juliana Oliveira (orientadora), José Menezes (coorientador)

 

Mais informações: www.mostrapaulista.org.br.

Notícias

Exame do Vestibulinho das Etecs deste domingo, 16, começa às 13h30
Fatecs divulgam retificação no gabarito do Vestibular para 2019
Etec Sebrae conquista edição 2018 do prêmio Miniempresa
Exame dos cursos técnicos EaD na modalidade aberta será sábado
Exame do Vestibulinho das Etecs será no próximo domingo, 16

Siga o CPS

CPS – Administração Central

Rua dos Andradas, 140 - Santa Ifigênia
CEP 01208-000 – São Paulo – SP

+55 11 3324-3326

Centro Paula Souza. Desenvolvido por AssCom/WEB. Todos os direitos reservados

Back To Top