Alunos das Etecs retornam de carnaval no Instituto de Física da USP em São Carlos

Alunos de 20 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) retornaram nesta Quarta-feira de Cinzas de um final de semana de atividades na Escola de Física no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São […]

9 de março de 2011 10:00 am Etec, Fatec

Alunos de 20 Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) retornaram nesta Quarta-feira de Cinzas de um final de semana de atividades na Escola de Física no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) da Universidade de São Paulo (USP). Ao longo dos quatro dias de carnaval, os 40 estudantes aprenderam conteúdos da Física em uma iniciativa inédita do IFSC em parceria com o Centro Paula Souza. O feriado inusitado foi encerrado com a apresentação de seminários dos alunos no campus de São Carlos, a 250 quilômetros da Capital.

Para Mariana Pierobon Costa de Medeiros, aluna do Ensino Médio da Etec Manoel dos Reis Araújo, de Santa Rita do Passa Quatro, a Escola de Física foi um “intensivão superpuxado” em que aulas teóricas foram exemplificadas com experiências práticas. “Os professores eram ótimos e muito atenciosos”, conta Mariana. “Fiquei nervosa e engasguei na hora de apresentar o seminário, mas sei que foi importante para a minha vida”, diz a aluna, que vai prestar Vestibulinho para o curso Técnico em Administração no meio do ano e sonha em entrar na Força Aérea.

“Foi uma experiência fantástica porque aprendemos muita coisa em pouco tempo”, diz Matteo Bernardo Mascarenhas, que cursa Ensino Médio e Técnico em Logística na Etec Deputado Ary de Camargo Pedroso, de Piracicaba. “O seminário do meu grupo foi sobre óptica, mas a área que eu mais gostei foi elétrica”, completa o aluno, que gosta de fazer exercícios de Física e de Matemática tanto quanto de jogar videogame.

O convite ao Centro Paula Souza, autarquia do governo de São Paulo que administra as Etecs e Fatecs, veio do diretor do Instituto de Física da USP, Antonio Carlos Hernandes. Ele ficou entusiasmado com o excelente desempenho dos alunos das Etecs no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre 200 candidatos, os coordenadores das Etecs selecionaram os 40 estudantes das seguintes cidades: São Paulo, Suzano, Guarujá, São Vicente, Batatais, Araçatuba, Piracicaba, Franco da Rocha, Itapira, Santa Rita do Passa Quatro, São Joaquim da Barra, Presidente Venceslau, Tupã, Novo Horizonte, Teodoro Sampaio, Taquarituba, Matão e Piraju. As despesas de hospedagem em hotel e alimentação foram bancadas pelo IFSC.

Compartilhe


Veja também