Alunos das Etecs e Fatecs ganham direito ao passe livre no Metrô, CPTM e EMTU

Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Tecnológicas (Fatecs) estaduais terão direito ao passe livre nos trens do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), conforme […]

20 de fevereiro de 2015 11:31 am Institucional

Estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades Tecnológicas (Fatecs) estaduais terão direito ao passe livre nos trens do Metrô, CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e ônibus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), conforme o anúncio do Governo do Estado de São Paulo nesta quinta-feira, 19.

Os estudantes serão beneficiados com 48 viagens gratuitas mensais, não cumulativas, ou seja, a cota deve ser usada dentro do mês de concessão. No Metrô e na CPTM, a transferência entre linhas é gratuita.

Os alunos das Fatecs e do Ensino Técnico das Etecs necessitam apresentar uma declaração de comprovação de renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo nacional. O benefício vale para os estudantes das regiões metropolitanas de São Paulo, Baixada Santista, Campinas e Vale do Paraíba/Litoral Norte. Aqui a íntegra da lei e a resolução que expede normas complementares.

A medida é imediata para os trens do Metrô e da CPTM e começa a valer daqui a 30 dias para os ônibus da EMTU. O prazo maior nos ônibus intermunicipais é necessário para que sejam criados os mecanismos tecnológicos para operar o sistema nas regiões metropolitanas. No caso do sistema metroferroviário, o benefício da gratuidade será operado pelo Sistema de Cartão Bilhete Único, expedido pela SPTrans.

Nos ônibus municipais da Capital, o passe livre já está em vigência para alunos do Ensino Superior Tecnológico, Ensino Médio integrado ao Técnico e Ensino Médio da rede pública.

Mais detalhes estão no site da SPTrans (http://www.sptrans.com.br/noticias/noticia.aspx?6005).