Alunos da Fatec São José dos Campos recebem prêmios de pesquisa científica do ITA

Estudantes do curso superior de tecnologia de Manutenção de Aeronaves desenvolveram estudos para melhorar processos e uso de materiais no setor aeronáutico; trabalhos serão publicados e poderão servir como referência para outros artigos científicos

26 de dezembro de 2017 11:02 am Fatec

Thayna, ao centro, recebe o prêmio ao lado de suas orientadoras, professoras do ITA | Foto: Divulgação

Dois trabalhos de estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de São José dos Campos foram premiados pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Jhonatan Louis de Souza Sena, já formado, e Thayna Ipólito Gomes, aluna do último ano do curso superior tecnológico de Manutenção de Aeronaves, conquistaram o primeiro lugar em categorias diferentes de um prêmio com mais de 50 trabalhos de iniciação científica inscritos.

Os jovens foram colegas na Fatec e fizeram pesquisas com a orientação de professores do ITA. A pesquisa de Jhonatan discorre sobre os efeitos das mudanças de umidade e temperatura durante um voo no material utilizado para a fabricação de aeronaves. O estudante contou também com a orientação da professora da Fatec Rita de Cássia Mendonça Sales Contini.

“Conquistar o primeiro lugar foi uma surpresa, que resultou do esforço e orientação bem rígida”, conta Jhonatan. “A iniciação abre dois caminhos muito bons: emprego e pesquisa científica, muito utilizada pelo setor aeronáutico.”

Superação

O projeto de Thayna, denominado Avaliação da influência do pré-tratamento de superfície e da viscosidade do adesivo em relação a adesão de peças estruturais metálicas, foi a continuidade de uma tese de mestrado de uma de suas orientadoras. O trabalho da docente propõe a utilização de um material em gel anticorrosivo para reparos rápidos em fuselagens. Thayna pesquisou como melhorar a aderência desse material.

Para a aluna, que sonha em ser piloto de linhas aéreas, a iniciação foi uma superação. “O padrão no ITA é muito bom, mas é difícil, com relatórios, publicação de artigos”, relembra. “Cresci bastante em muitos aspectos. O esforço de um ano inteiro foi recompensado.

Os trabalhos serão publicados e poderão servir como referência para outros artigos científicos.

Compartilhe


Veja também