Alunos da Fatec Jacareí apresentam trabalhos em Santa Catarina

Projetos desenvolvidos no curso superior de Tecnologia em Meio Ambiente e Recursos Hídricos foram destaque no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

14 de abril de 2023 8:20 am Fatec, Projetos

Amanda de Almeida Sales de Oliveira e Luiz Philippe Pereira durante apresentação dos trabalhos, em Florianópolis | Foto: Arquivo Pessoal

Dois projetos elaborados por estudantes da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jacareí foram apresentados no 20º Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto. O evento foi realizado na última semana, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Organizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pela Associação de Especialistas Latinoamericanos em Sensoriamento Remoto, o simpósio reúne pesquisadores de todo o Brasil, nas áreas de meio ambiente, sensoriamento remoto, geoinformática e suas aplicações. 

Entre os destaques da mostra, foi apresentada uma proposta para mapear uma espécie de palmeira nativa que pode atingir até 20 metros de altura. O projeto Mapeamento e caracterização dos macaubais no Vale do Paraíba recebeu o prêmio da categoria Comunicação Visual, na sessão de pôsteres. O estudo foi desenvolvido pela aluna Amanda de Almeida Sales de Oliveira, como trabalho de conclusão do curso de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, orientado pelos professores Eduardo Oliveira Estiliano e Nilton de Jesus.

Também marcou presença no simpósio o ex-aluno Luiz Philippe Pereira, que apresentou uma Análise da dinâmica do solo e cobertura da terra no loteamento Sítio Bom Jesus, no município de São José dos Campos, entre os anos de 2000 e 2021.

De acordo com o professor Nilton de Jesus, a participação dos jovens no evento serve de estímulo para o desenvolvimento de novas pesquisas acadêmicas. “São projetos que utilizam a tecnologia para auxiliar na preservação de matas nativas e recuperação de áreas degradadas, assuntos de interesse de toda a sociedade e que estão entre as prioridades dos organizadores do simpósio”, afirma.

Compartilhe


Veja também