Um grupo de sete estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, na Capital, conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para participar do Festival Internacional de Ciências Quanta, em Lucknow, na Índia, […]
Crédito: mamewmy – Freepik
Um grupo de sete estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Doroti Quiomi Kanashiro Toyohara, em Pirituba, na Capital, conseguiu arrecadar o dinheiro necessário para participar do Festival Internacional de Ciências Quanta, em Lucknow, na Índia, na próxima semana. Os alunos foram credenciados para o torneio estudantil após levaram a medalha de bronze na Olimpíada Matemática Sem Fronteiras e precisavam de, pelo menos, R$ 70 mil reais para bancar os custos da viagem.
Para conquistar a verba, eles se mobilizaram na internet com vaquinhas on-line, venderam rifas e pediram a ajuda de empresários. O esforço deu certo. Os estudantes já compraram as passagens para a Índia, para onde embarcam na madrugada do próximo dia 10.
No torneio, os jovens terão de passar por uma série de provas, como um debate em inglês, confecção de projetos – um barco e um robô estão em fase de testes na Etec – e uma apresentação da delegação. Os alunos serão acompanhados por uma coordenadora e uma assistente administrativa da escola. Depois da competição, o grupo viaja para conhecer o Taj Mahal. O retorno está previsto para o dia 20 de novembro.
Brasil em dobro
A Etec de Pirituba não será a única a representar o País na Índia. Alunos da Etec Martin Luther King, do Tatuapé, também foram convidados para o campeonato depois de ganharem ouro no mesmo torneio de matemática e já estão com tudo pronto para a viagem. Assim como ocorreu em Pirituba, a mobilização foi grande para garantir a participação na competição e a conquista foi muito comemorada. A partida para a Índia também será no dia 10.