Estudantes de Etec lançam jogo de tabuleiro na SP Play Week

Alunos da Escola Técnica Estadual Parque da Juventude vão apresentar durante evento na USP o trabalho que ficou entre os dez selecionados da campanha Educação para a Justiça

27 de novembro de 2019 9:05 am Etec, Fatec

Jogo de Tabuleiro foi desenvolvido em parceria com estudantes e professores da USP | Foto: Diego Lombo Machado

Estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Parque da Juventude, localizada na zona norte da Capital, lançam nesta quinta-feira (28) o jogo de tabuleiro Purposyum, Challengers of Justice, durante a São Paulo Play Week, considerada o maior evento brasileiro voltado à criação de games, jogos e brinquedos de impactos social e pessoal transformadores.

A proposta da Etec foi selecionada pela Organização das Nações Unidas para Drogas e Crime (UNODC), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), entre os dez jogos da campanha Educação para a Justiça. O concurso de jogos não digitais foi realizado para incentivar a consciência crítica de jovens sobre assuntos como direitos humanos, racismo, porte de armas, guerras, violência de gênero, corrupção e uso de drogas.

Ao longo do semestre, 25 estudantes do Ensino Técnico Integrado ao Médio, divididos em dois grupos, realizaram reuniões após as aulas regulares para desenvolver os jogos, sob a orientação de alunos e professores do grupo de pesquisa Cidade do Conhecimento da Universidade de São Paulo (USP).

Sobre o jogo

No Purposyum, Challengers of Justice há uma disputa colaborativa entre planetas que podem se unir para propor soluções que superem os “Desafios da Justiça” e evitar a destruição do Sistema Solar. As soluções são avaliadas pelos jogadores e, se não houver a resolução de um mínimo de desafios, todos perdem.

Durante a partida vão surgindo algumas questões como “Salvar a todos ou salvar a mim mesmo?” ou “O meu planeta é mais importante que os outros?”. Esses temas ajudam os participantes a refletir e trabalhar noções e problemas atuais como xenofobia, discursos de ódio, homofobia e porte ilegal de armas.

Além do jogo criado pelos alunos da Etec, outros nove de diferentes países foram selecionados pela ONU, que pretende distribuí-los para escolas do mundo todo.

A programação do São Paulo Play Week inclui lançamento de jogos, oficinas, palestras e “game jams”. Para saber mais e se inscrever no evento, acesse o link.

Lançamento do jogo Purposyum, Challengers of Justice na São Paulo Play Week
Local:
Departamento de Cinema, Rádio e TV da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP)
Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443 – Prédio 4 – Butantã, Capital
Data: 28 de novembro