Alunos da Etec Jaraguá desenvolvem sistema de irrigação inteligente

Desenvolvido como TCC do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrotécnica, projeto está entre os 500 trabalhos semifinalistas da próxima edição da Febrace

30 de janeiro de 2024 8:52 am Projetos

A partir da esquerda, o orientador Jean Nascimento e os estudantes Mireli Santos, João Marcos e Nicolas Romero l Foto: Divulgação

Na disputa por uma vaga na final da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP), estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Jaraguá, localizada na zona norte da Capital, trazem uma proposta de projeto que otimiza o processo de irrigação em propriedades rurais evitando o desperdício de água.

Com o Sistema de irrigação e detecção de incêndios autônomo, os alunos do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Eletrotécnica João Marcos dos Santos, Mireli Oliveira Santos e Nicolas Santos Romero concorrem entre os 500 trabalhos semifinalistas.

Avançam para a mostra presencial, que será realizada em março, na USP, 200 projetos, que também serão expostos em ambiente virtual. Entre os critérios para seleção dos finalistas estão criatividade e inovação; conhecimento científico do problema; forma de levantamento de dados e condução do projeto; profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Preservação de recursos naturais

O sistema foi planejado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do grupo de alunos. “Uma das atividades na qual mais se consome água é a irrigação de plantações”, explica João Marcos. “Observando essa situação, pensamos em alguma forma de diminuir esse gasto por meio da aguagem por um nível de umidade específica.”

A tecnologia distribui a quantidade de água conforme a necessidade de cada cultura, molhando o solo até que este atinja o nível esperado de umidade. Além disso, também é capaz de analisar a temperatura do ar e o nível de gás carbônico para detecção de possíveis focos de incêndio.

“O funcionamento se dá por três sensores: de umidade do solo, gás carbônico, temperatura e umidade do ar. Além de controlar os aspersores responsáveis pela irrigação, o sistema envia as informações por celular para que o responsável pela plantação possa tomar providências em caso de focos de incêndio, por exemplo.”

O grupo tem confiança na viabilidade do projeto e planeja buscar parceiros e investidores. “Nosso público-alvo são pequenos produtores, mas com alguns ajustes podemos adaptar o sistema para atender grandes propriedades também”, projeta João Marcos.

O Sistema de irrigação e detecção de incêndios autônomo foi apresentado como TCC no final de 2023. “O desempenho dos alunos no desenvolvimento do projeto foi muito bom”, elogia o orientador Jean Nascimento. “A classificação entre os semifinalistas da Febrace é um reconhecimento dessa busca por resultados.”

Conheça aqui mais trabalhos dos alunos das Etecs que estão concorrendo como semifinalistas da Febrace.