Alunos da Etec de São José dos Campos vencem hackaton

25 de novembro de 2020

Compartilhe!

Evento de premiação online foi transmitido ao vivo pelo canal do projeto Robótica Paula Souza no Youtube | Foto: Divulgação

Um sistema inteligente para irrigação de hortas para comunidades, desenvolvido por cinco estudantes da Escola Técnica Estadual (Etec) Profª Ilza Nascimento Pintus, de São José dos Campos, é o o vencedor do terceiro Hackaton Acadêmico do Centro Paula Souza (CPS). O segundo lugar foi conquistado por jovens da Etec Raposo Tavares, da Capital, com um aplicativo para indicar locais de descarte de lixo eletrônico. Em terceiro, foi escolhido um app para facilitar compra e venda de alimentos, criado por alunos da Etec Profª Marinês Teodoro de Freitas Almeida, de Novo Horizonte. O anúncio dos melhores projetos foi feito nesta quarta-feira (25) pela internet. A cerimônia contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Social do Estado, Célia Parnes.

“É por meio de desafios como hackatons que podemos oferecer aos jovens a oportunidade de transformar conhecimento em ideias inovadoras de produtos e serviços. Eles contam ainda com apoio de professores que incentivam a adoção de práticas de responsabilidade social e ambiental no dia a dia, criando uma cultura de sustentabilidade”, afirmou a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá, durante a premiação.

A final da competição foi disputada na última terça-feira (24), com transmissão online. Participaram nove projetos de soluções para enfrentar desafios relacionados ao bem-estar coletivo; combate à pobreza e à fome; preservação da água e acesso a saneamento básico. Os trabalhos foram avaliados por profissionais do mercado e especialistas na área de tecnologia a partir de critérios como apresentação, relevância do projeto, viabilidade, inovação e design. Os vencedores vão receber medalhas, certificados, livros, bolsas de estudo e convite para apresentar palestra no The Developer’s Conference (TDC), um dos maiores eventos sobre desenvolvimento de software do Brasil .

Inspirado nos objetivos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), o hackaton conta com o apoio da Oracle Academy, Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Conselho Regional dos Técnicos de São Paulo (CRT-SP), Usinagem Sparapan e Empreenda Salto Grande.

Conheça os vencedores:

1º lugar – Desnorteados – Etec de São José dos Campos

2º lugar – E-Trash – Etec Raposo Tavares

3º lugar – Voidcoil – Etec de Novo Horizonte