Alunos da Etec de Nova Odessa criam dispositivo para economizar água

Guilherme Anthony Santos e Rafaela Cristina Figueiredo, estudantes do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) de Nova Odessa, desenvolveram uma pesquisa que pode ajudar os consumidores a controlar […]

27 de janeiro de 2015 5:02 pm Institucional

Crédito: Gastão Guedes | Alunos da Etec de Nova Odessa expõem projeto durante a 2ª Mostra Científica do Instituto 3M

Guilherme Anthony Santos e Rafaela Cristina Figueiredo, estudantes do curso técnico de Administração Integrado ao Ensino Médio da Escola Técnica Estadual (Etec) de Nova Odessa, desenvolveram uma pesquisa que pode ajudar os consumidores a controlar seu consumo de água e diminuir gastos com energia elétrica.

O Painel Econômico: Controlador de Litros Consumidos em um Banho Diário, projeto orientado pelos professores Luiz Frezarin e Vânia Rosa Figueiredo, foi baseado nos sistemas de controle de água de geladeiras industriais. O trabalho, que contou com o acompanhamento pedagógico da professora Irene Terezinha Valadares, teve como objetivo desenvolver um aparelho residencial que, acoplado ao chuveiro, aponta por meio de um visor a quantidade de água que está em uso e avisa quando o limite de tempo estipulado pelo usuário estiver acabando. “A ideia inédita depende de patrocínio para ser colocada em prática. As peças para construir um protótipo precisam ser encomendadas e são caras”, informa Rafaela.

A concepção do mecanismo surgiu em sala de aula. “Sugeri aos alunos que identificassem um problema na comunidade e fizessem uma pesquisa para propor soluções”, conta Irene. Como a cidade de Nova Odessa passa por um período de falta de água, o grupo decidiu se aprofundar nesse tema e buscar maneiras de sensibilizar a população.

Esse trabalho e outros três projetos de alunos da Etec foram selecionados para a 2ª Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto 3M, realizada no município de Sumaré, em novembro de 2014.