Estudantes da Etec de Monte Mor criam carvão ecológico feito com amendoeira da praia

Alunos do Ensino Médio usaram como referência pesquisa elaborada na Universidade de Surrey, na Inglaterra, sobre a madeira de eucalipto usada em fornos de pizzarias da Capital; semente utilizada é comum no litoral do Sudeste

11 de janeiro de 2018 9:03 am Etec

Uso do produto sustentável pode auxiliar na redução de poluentes | Foto: Divulgação

Levantamento realizado em 2016 pela Universidade de Surrey, na Inglaterra, e publicado na revista científica Atmospheric Environment, apontou que o preparo da pizza é um dos fatores responsáveis pela emissão de carbono na atmosfera. De acordo com a pesquisa, há mais de 7,5 hectares de floresta de eucalipto sendo queimados mensalmente por pizzarias e churrascarias e na Capital. Isso representa cerca de 300 mil toneladas de madeira queimada por ano para esse fim.

Com base nesses resultados e buscando contribuir para a solução do problema, alunos da Escola Técnica Estadual (Etec) de Monte Mor localizada na Região Metropolitana de Campinas desenvolveram um carvão ecológico feito com a semente da amendoeira, árvore encontrada em grande quantidade nas areias das praias da Região Sudeste.

Os criadores do projeto são Aline dos Reis, Andressa de Brito, Divaldo Júnior, Julia de Oliveira e Kevillin Silva, alunos do Ensino Médio da Etec. Os orientadores foram os professores Roney Caum e José Mauricio. O objetivo do grupo é oferecer uma alternativa ao carvão e à lenha utilizados atualmente.

Processo

Após a coleta na praia, o fruto é deixado em uma estufa para secar. Em seguida, passa por um processo de trituração e compactação com uma cola específica. Após alguns dias, o carvão já pode ser queimado.

“Na etapa da queima, o carvão sozinho queimou por seis minutos, o que é um bom resultado. O aroma é agradável”, afirma Andressa. “Depois de fazer todos os testes necessários pensamos em oferecer nosso produto para pizzarias e churrascarias.”