Experiência na Tekoá Karugwa permitiu aos estudantes conhecer práticas indígenas, refletir sobre diversidade cultural e fortalecer habilidades socioemocionais
Alunos da Etec de Avaré realizaram imersão cultural na aldeia com atividades e trocas de saberes indígenas | Foto: Divulgação
Estudantes do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Nutrição e Dietética e Programação de Jogos Digitais, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Fausto Mazzola, de Avaré, participaram de uma vivência transformadora na aldeia Tekoá Karugwa, localizada no município de Barão de Antonina. No sábado (12) e domingo (13), os jovens realizaram diversas atividades de imersão na cultura indígena, com foco na valorização da diversidade, no respeito às tradições ancestrais e no fortalecimento da educação intercultural.
A programação contou com rodas de conversa entre os alunos e moradores da aldeia, pintura corporal, cantos e danças tradicionais, prática de arco e flecha e trilhas ecológicas. O roteiro incluiu ainda dinâmicas esportivas e a tradicional corrida com a tora, sempre conduzidas com sensibilidade e respeito à cultura do povo indígena.
Diversidade cultural
A visita teve como objetivo proporcionar uma experiência educativa além da sala de aula, ampliando os horizontes dos alunos por meio do contato direto com outras realidades socioculturais. “Projetos como esse desenvolvem competências socioemocionais e formam cidadãos mais empáticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo contemporâneo”, destaca o diretor da unidade, Nicolas Messias.
De acordo com o diretor, a visita com pernoite representou um marco para a Etec, que já havia realizado outras visitas à aldeia, mas nunca com tamanha imersão. “Diante dos resultados positivos, estudamos repetir e ampliar o projeto para outras localidades, fortalecendo o vínculo entre ensino, vivência prática e valorização da diversidade cultural”, finaliza.
Confira algumas imagens do passeio: