Filtro de Daltonismo

Estudantes da Etec Cepam vivenciam diplomacia em simulação da ONU

Atividade realizada em parceria com Ministério das Relações Exteriores marca conclusão do projeto ´Monu-EM` e envolve debates sobre conflitos, meio ambiente e refugiados

13 de junho de 2025 3:34 pm Etec, Eventos

Atividade simula ambiente diplomático com temas reais da agenda global da Organização das Nações Unidas l Foto: Divulgação

A Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam, localizada no campus Butantã, da Universidade de São Paulo (USP), realiza, neste sábado (14), uma atividade especial para marcar a conclusão do projeto Modelo de Simulação das Nações Unidas para o Ensino Médio (Monu-EM). A iniciativa oferece aos estudantes uma experiência prática e imersiva em temas ligados à política internacional, diplomacia e cooperação global.

Durante a simulação, os estudantes assumem o papel de diplomatas e representam diferentes países em comitês oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Os debates abrangem temas de relevância internacional, como o conflito armado no Iêmen, os impactos ambientais da energia nuclear, com foco em seus benefícios e malefícios; e a crise humanitária envolvendo refugiados e deslocados no contexto do conflito Israel-Palestina.

A programação do evento ocorre em dois locais: das 9h às 11h30, no Departamento de Geografia da USP (FFLCH) e, na sequência, das 11h30 às 15h, nos espaços da própria Etec Cepam. O projeto foi conduzido ao longo do semestre com as turmas de Ensino Médio integrado ao Técnico em Serviços Públicos e Serviços Jurídicos e contou com a parceria de instituições como Fundação Armando Álvares Penteado (Faap), Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), USP e Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo.

“Contamos ainda com o apoio fundamental da embaixadora Irene Vida Gala, que nos visitou no ano passado, além de alunos do curso de Relações Internacionais das faculdades parceiras. A simulação é mais que um exercício acadêmico, é uma experiência transformadora que estimula o protagonismo juvenil, a argumentação, a empatia e o pensamento crítico”, salienta o diretor da Etec Cepam, David Melo.

Compartilhe


Veja também