Marco Antônio Tardelli da Silva disputará classe T72 do atletismo, destinada a competidores com paralisia cerebral que utilizam equipamento ‘Frame Runner’
Jovem obteve classificação na seletiva paralímpica dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo, realizada em junho l Foto: Divulgação
O estudante Marco Antônio Tardelli da Silva, da Escola Técnica Estadual (Etec) Prof. Rodolpho José Del Guerra, de São José do Rio Pardo, está classificado para representar o Centro Paula Souza (CPS) e o Estado de São Paulo na edição 2025 das Paralimpíadas Escolares, uma das maiores competições do mundo voltadas a pessoas com deficiência em idade escolar. O evento será realizado entre os dias 17 e 22 de novembro, na Capital. O jovem disputará as provas de 100, 200 e 400 metros na classe funcional T72 do atletismo, específica para atletas com paralisia cerebral.
Aluno do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração, Marco utiliza o equipamento conhecido como Frame Runner, que permite a prática da corrida adaptada. O estudante conquistou os índices na etapa estadual da seletiva paralímpica dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na Capital.
A seletiva ocorreu entre os dias 24 e 27 de junho e reuniu mais de 120 jovens atletas com deficiência de diversas cidades paulistas. O evento é promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Federação do Desporto Escolar do Estado de São Paulo (Fedeesp).
Para o professor de Educação Física da Etec de São José do Rio Pardo, Sérgio Henrique Braz, a classificação de Marco representa um avanço importante para a inclusão no ambiente escolar. “Muitas vezes os estudantes com deficiência estão nas escolas, mas acabam sem a oportunidade de participar diretamente das atividades. Neste caso, temos um aluno inserido de fato na prática esportiva”, frisou.