Aluno cria aplicativo para facilitar a vida acadêmica dos estudantes da Fatec Americana

Aluno Cria Aplicativo Para Facilitar A Vida Acadêmica Dos Estudantes Da Fatec Americana
Crédito: Divulgação | Objetivo do app é facilitar o acesso aos recursos da faculdade

Agilizar e facilitar a vida acadêmica dos estudantes. Esta é a premissa do Fatec Americana, aplicativo desenvolvido pelo aluno Bruno Eleodoro, do segundo semestre do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Americana.

A ideia surgiu quando o estudante percebeu que muitos calouros tinham dificuldade para encontrar o local e horário das aulas. Para solucionar o problema, Bruno criou um aplicativo que recebeu elogios dos usuários.

Pensando em ampliar a proposta, ele planejou unificar todos os recursos que a faculdade oferece em outro projeto, uma evolução da versão anterior. O novo aplicativo possui diversas funções, entre elas a possibilidade de verificar estágios disponíveis na região, conectar-se à rede wi-fi da faculdade sem precisar inserir diversas vezes o login e a senha e criar um cronograma para organização dos hábitos de estudos. Também é possível enviar mensagens dentro do aplicativo, pesquisar livros da biblioteca, verificar os produtos disponíveis na cantina, receber um lembrete três dias antes das provas e até checar o horário do próximo ônibus.

Sugestões e dicas

O processo de desenvolvimento do aplicativo foi rápido. Do primeiro dia de programação até a publicação na Play Store, loja de aplicativos do Android, foram apenas seis dias de trabalho. Bruno é o único criador, mas teve colaboração de amigos e do professor da disciplina de sistemas de informação Wladimir da Costa. Os alunos também enviaram sugestões e dicas para melhorar a experiência de uso.

De acordo com Bruno, os usuários do aplicativo podem aguardar novas funções nos próximos meses. “Pretendo seguir na área e já estou com novas ideias para o próximo semestre”, revela. “Gostaria que o aplicativo se tornasse um novo sistema acadêmico para todas as Fatecs. Tenho ideias para ajudar os estudantes e a escola a se tornarem mais digitais e mais eficientes em processos demorados”, afirma.

Fatec Americana está disponível para download na Google Play Store.

Exame do Vestibulinho das Etecs deste domingo, 16, começa às 13h30
Fatecs divulgam retificação no gabarito do Vestibular para 2019
Etec Sebrae conquista edição 2018 do prêmio Miniempresa
Exame dos cursos técnicos EaD na modalidade aberta será sábado