Aluno cria aplicativo para facilitar a vida acadêmica dos estudantes da Fatec Americana

Sistema disponível para Android oferece recursos como a possibilidade de verificar estágios anunciados na região, criar um cronograma para organização dos hábitos de estudos, receber um lembrete três dias antes das provas e até checar o horário do próximo ônibus

29 de junho de 2017 10:28 am Institucional

Crédito: Divulgação | Objetivo do app é facilitar o acesso aos recursos da faculdade

Agilizar e facilitar a vida acadêmica dos estudantes. Esta é a premissa do Fatec Americana, aplicativo desenvolvido pelo aluno Bruno Eleodoro, do segundo semestre do curso superior tecnológico de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) de Americana.

A ideia surgiu quando o estudante percebeu que muitos calouros tinham dificuldade para encontrar o local e horário das aulas. Para solucionar o problema, Bruno criou um aplicativo que recebeu elogios dos usuários.

Pensando em ampliar a proposta, ele planejou unificar todos os recursos que a faculdade oferece em outro projeto, uma evolução da versão anterior. O novo aplicativo possui diversas funções, entre elas a possibilidade de verificar estágios disponíveis na região, conectar-se à rede wi-fi da faculdade sem precisar inserir diversas vezes o login e a senha e criar um cronograma para organização dos hábitos de estudos. Também é possível enviar mensagens dentro do aplicativo, pesquisar livros da biblioteca, verificar os produtos disponíveis na cantina, receber um lembrete três dias antes das provas e até checar o horário do próximo ônibus.

Sugestões e dicas

O processo de desenvolvimento do aplicativo foi rápido. Do primeiro dia de programação até a publicação na Play Store, loja de aplicativos do Android, foram apenas seis dias de trabalho. Bruno é o único criador, mas teve colaboração de amigos e do professor da disciplina de sistemas de informação Wladimir da Costa. Os alunos também enviaram sugestões e dicas para melhorar a experiência de uso.

De acordo com Bruno, os usuários do aplicativo podem aguardar novas funções nos próximos meses. “Pretendo seguir na área e já estou com novas ideias para o próximo semestre”, revela. “Gostaria que o aplicativo se tornasse um novo sistema acadêmico para todas as Fatecs. Tenho ideias para ajudar os estudantes e a escola a se tornarem mais digitais e mais eficientes em processos demorados”, afirma.

Fatec Americana está disponível para download na Google Play Store.