Neste 19 de novembro, conheça histórias de estudantes e egressas que conquistaram sucesso com independência, ousadia, criatividade e capacidade de administração
Carolina começou decorando eventos para a Fatec Indaiatuba e familiares; hoje é empreendedora do ramo de festas | Foto: Divulgação
Em 19 de novembro, o mundo comemora o Dia do Empreendedorismo Feminino, uma data que marca a busca por condições de trabalho mais igualitárias e apoio às mulheres que preferem a independência de transformar paixão em negócio. Conheça três empreendedoras das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que confirmam o perfil empreendedor de estudantes e egressos do Centro Paula Souza (CPS).
Empresária desde os 15 anos
Thaís Rossi é aluna da segunda série do Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração e já divide o tempo com seu negócio Thaís Rossi Nail Designer. A estudante tinha apenas 15 anos quando percebeu que a paixão por cuidados estéticos poderia gerar ganhos financeiros. O objetivo é oferecer um serviço que vai além da estética, promovendo autoestima e bem-estar para mulheres.
Aluna e empreendedora no ramo de festas
Carolina de Oliveira, estudante do curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial, na Fatec Indaiatuba, vem construindo sua trajetória empreendedora no setor de decoração de festas. Ela começou decorando eventos para amigos e familiares. Ao ingressar na Fatec viu uma oportunidade de profissionalizar seu trabalho. Logo no primeiro semestre, Carolina se voluntariou para decorar os eventos de Dia das Mulheres e de 30 anos da faculdade, com tanto sucesso que outras alunas quiseram estudar com ela. Hoje, no terceiro semestre, lidera seu próprio negócio de decoração de festas, agregando a personalidade empreendedora à formação em gestão e administração.
No mesmo curso de Gestão Empresarial da Fatec Indaiatuba, estuda Carla Stadnik Hernandes, que se arriscou no ramo de pizzarias no ano 2000. Em um setor historicamente masculino, Carla foi a primeira mulher a frequentar sua escola de gastronomia e uma das primeiras a abrir um negócio próprio na cidade. Aos 46 anos, ingressou na Fatec, em 2022, como forma de atualizar suas práticas empresariais e manter a relevância.
Enfermeira e professora
Cristiane Leite de Almeida já tinha uma longa carreira como enfermeira quando se encantou pelo universo acadêmico. Na Santa Casa de São Carlos, conheceu alunos da Etec Paulino Botelho e sentiu que sua carreira na área de saúde poderia abrir espaço para docência. Começou a lecionar e seguiu estudando, completou mestrado e doutorado. Hoje desenvolve cursos focados em inovações tecnológicas para a área médica.