Alunas da Etec de Santa Isabel editam livro de mulher de 81 anos

Estudantes do curso Técnico de Administração da Escola Técnica estadual (Etec) de Santa Isabel transformaram em realidade o sonho de uma mulher de 81 anos que vive no Lar São Vicente de Paula, um asilo da […]

12 de julho de 2012 10:00 am Etec

Estudantes do curso Técnico de Administração da Escola Técnica estadual (Etec) de Santa Isabel transformaram em realidade o sonho de uma mulher de 81 anos que vive no Lar São Vicente de Paula, um asilo da cidade: editar um livro.

Para mostrar como a leitura pode trazer benefícios profissionais e pessoais, as estudantes Tainah Maia, Natalia Vieira, Alexandra de Oliveira e Maura Darwich contaram a história de Teotônia de Castro, que dedica seu dia a escrever histórias infantis em folhas de sulfite. O sonho de Teotônia era escrever um livro. Editá-lo transformou-se no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma de alunas.

O projeto foi desenvolvido com a colaboração de outros integrantes da escola. Diagramação e revisão foram feitas por professoras de Informática e Português, respectivamente, e as ilustrações couberam a um aluno do Ensino Médio. A impressão foi patrocinada por empresários da região. Os exemplares serão distribuídos aos alunos das Etecs e às bibliotecas das escolas onde foram feitas as pesquisas de campo.

Dentro de um projeto de incentivo à leitura apresentado pelas estudantes como TCC, a responsabilidade social foi identificada como assunto relevante no ambiente empresarial e que deve ser abordado pelos empregadores. Além disso, incentivar a leitura promove o desempenho e amplia o conhecimento dos funcionários.

De acordo com a pesquisa de campo realizada pelas alunas, em seis escolas públicas de Santa Isabel, os 299 jovens das últimas séries do ensino médio e fundamental entrevistados leem apenas de um a dois livros por ano. A média de leitura do brasileiro é de quatro livros por anos – apenas 2,1 até o fim -, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro.

Compartilhe


Veja também