Filtro de Daltonismo

Alunas da Etec de Santa Isabel editam livro de mulher de 81 anos

Estudantes do curso Técnico de Administração da Escola Técnica estadual (Etec) de Santa Isabel transformaram em realidade o sonho de uma mulher de 81 anos que vive no Lar São Vicente de Paula, um asilo da […]

12 de julho de 2012 10:00 am Etec

Estudantes do curso Técnico de Administração da Escola Técnica estadual (Etec) de Santa Isabel transformaram em realidade o sonho de uma mulher de 81 anos que vive no Lar São Vicente de Paula, um asilo da cidade: editar um livro.

Para mostrar como a leitura pode trazer benefícios profissionais e pessoais, as estudantes Tainah Maia, Natalia Vieira, Alexandra de Oliveira e Maura Darwich contaram a história de Teotônia de Castro, que dedica seu dia a escrever histórias infantis em folhas de sulfite. O sonho de Teotônia era escrever um livro. Editá-lo transformou-se no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da turma de alunas.

O projeto foi desenvolvido com a colaboração de outros integrantes da escola. Diagramação e revisão foram feitas por professoras de Informática e Português, respectivamente, e as ilustrações couberam a um aluno do Ensino Médio. A impressão foi patrocinada por empresários da região. Os exemplares serão distribuídos aos alunos das Etecs e às bibliotecas das escolas onde foram feitas as pesquisas de campo.

Dentro de um projeto de incentivo à leitura apresentado pelas estudantes como TCC, a responsabilidade social foi identificada como assunto relevante no ambiente empresarial e que deve ser abordado pelos empregadores. Além disso, incentivar a leitura promove o desempenho e amplia o conhecimento dos funcionários.

De acordo com a pesquisa de campo realizada pelas alunas, em seis escolas públicas de Santa Isabel, os 299 jovens das últimas séries do ensino médio e fundamental entrevistados leem apenas de um a dois livros por ano. A média de leitura do brasileiro é de quatro livros por anos – apenas 2,1 até o fim -, segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, lançada em 2011 pelo Instituto Pró-Livro.

Compartilhe


Veja também