Alunas da Etec de Avaré criam app para ensinar crianças

Aplicativo foi desenvolvido a partir de pesquisa feita com alunos, pais e professores de uma escola municipal; jogo aborda português, matemática e anatomia humana básica

26 de janeiro de 2023 11:16 am Etec

Com as atividades oferecidas pelo aplicativo é possível trabalhar a coordenação motora e o raciocínio lógico | Foto: Divulgação

Brincadeiras sempre foram aliadas do desenvolvimento humano e no ambiente escolar não é diferente. Pensando nisso, as alunas do Ensino Médio Integrado ao Técnico em Programação de Jogos Digitais da Escola Técnica Estadual (Etec) Professor Fausto Mazzola, de Avaré, na Região de Sorocaba, desenvolveram um jogo pedagógico para crianças de 6 a 11 anos, o Pedagokids.

Para elaborar o projeto, durante todo o ano letivo, as alunas Laysa Leal, Camily Lara e Thais Rodrigues realizaram atividades presenciais com os estudantes da escola municipal de Ensino Fundamental Maria Theresa Picalho. Laysa conta que, inicialmente, ela e as amigas conversaram com as crianças, os responsáveis e os professores da escola, que fica próxima da Etec, para que pudessem levantar dados para a criação do jogo. “Nos baseamos nas necessidades deles, e além da pesquisa de campo, também consultamos sites e artigos para fundamentar a criação do Pedagokids.”

O jogo é composto por três fases, nas quais o aluno aprende brincando sobre português, matemática e anatomia humana básica. Com as atividades oferecidas pelo app, é possível trabalhar a coordenação motora e o raciocínio lógico.

Camily explica que o design do jogo foi desenvolvido por elas. O áudio veio de um site gratuito. “Nós desenhamos tudo em pixel, fizemos a programação do zero.”

O orientador do projeto, Nicolas Messias, ressalta a importância da criação de um aplicativo nesses moldes. “Além de os estudantes aplicarem o conhecimento prático e simularem o que o mercado de trabalho espera de um profissional, o jogo incentiva a solidariedade dos alunos.”

Após o lançamento do jogo e do feedback que receberam, as criadoras querem aprimorar o aplicativo. “Fizemos a apresentação do protótipo e a aceitação foi ótima”, afirma Laysa. “Já conseguimos perceber a necessidade de nivelar as dificuldades do jogo, já que algumas crianças tiveram facilidade de jogar, enquanto outras não. Nossa expectativa é que o Pedagokids seja adotado pelas escolas como parte de seu método de ensino”, finaliza.