Alunas de Etec apresentam pesquisa em simpósio da USP

Pesquisa “Panorama do Ensino Superior de Administração Pública, Gestão Pública e Políticas Públicas em Angola e Moçambique” foi desenvolvida por duas estudantes com bolsa de pré-iniciação científica

29 de novembro de 2021 10:59 am Etec

A partir da esquerda, Sofia Panucci e Ângela da Silva, que vão apresentar sua pesquisa na USP l Foto: Divulgação

Duas alunas da Escola Técnica Estadual (Etec) Cepam, localizada na Capital, vão apresentar sua pesquisa no 29º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp), que começa hoje (29) e vai até quinta-feira (2), na Universidade de São Paulo (USP).

Como bolsistas de pré-iniciação científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ângela da Silva e Sofia Panucci desenvolveram a pesquisa Panorama do Ensino Superior de Administração Pública, Gestão Pública e Políticas Públicas em Angola e Moçambique, sob orientação do professor da USP Fernando Coelho e supervisão da diretora da Etec Cepam, Erika Ribeiro.

“É um contato inicial com o mundo da pesquisa acadêmica, que faz com que vários estudantes bolsistas se apaixonem e sonhem em continuar essa trajetória na graduação e pós-graduação. É uma nova possibilidade de atuação profissional que se abre aos nossos alunos”, avalia a diretora.

O Siicusp é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP e de outras instituições nacionais e internacionais. Ângela e Sofia já apresentaram a pesquisa na etapa nacional do Siicusp. A apresentação de agora é na etapa internacional.

“Realizar a pré-iniciação científica foi um trabalho cansativo mas gratificante”, revela Sofia. “A participação no Siicusp está sendo uma experiência inédita na minha vida acadêmica. Agradeço muito à Etec, meus orientadores e colegas de equipe por me proporcionarem essa oportunidade única.” A pesquisa também contou com a participação de seis estudantes voluntários: Adriana Neto, Laura Lacerda, Manuela Santos, Maria Silva, Paulo Oliveira e Victor Oliveira.

A Etec Cepam conta atualmente com seis projetos de pré-iniciação científica (o dobro do ano passado), vinculados a mais três instituições de ensino, além da USP: Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal do ABC (UFABC) e Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). São 18 estudantes recebendo bolsa de Iniciação Científica Júnior do CNPq e mais 17 alunos voluntários nos projetos de pesquisa. Eles são supervisionados por cinco professores da Etec.