Com plataforma que utiliza inteligência artificial e orienta professores de Ensino Médio na disciplina projeto de vida, time de Larissa Vieira dos Santos destacou-se na competição
Estudante do curso de Gestão de Negócios e Inovação da Fatec Sebrae, Larissa fez parte da equipe vencedora | Foto: Divulgação
Três dias, uma imersão de 54 horas e o desafio de transformar ideias em negócios reais, com criatividade e inovação. Assim foi o Startup Weekend Education São Paulo 2024, evento realizado no último fim de semana de agosto, conquistado pela equipe da aluna Larissa Vieira dos Santos, do sexto semestre do curso de Gestão de Negócios e Inovação, da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, localizada na Capital.
Para Larissa, trabalhar em grupo foi um dos maiores aprendizados que conseguiu levar da Fatec para a competição. “Também tive a oportunidade de colocar em prática meus conhecimentos em metodologias ágeis e design thinking”, afirma.
A estudante é determinada e prestou o Vestibular focada no diferencial do curso. “A Fatec é a única faculdade pública que oferece esse curso voltado ao empreendedorismo de inovação. Depois do Ensino Médio, eu queria conhecer mais sobre o tema para tocar um negócio na área de moda”.
Projeto de vida
Na competição, Larissa formou um grupo com mais seis estudantes, até então totalmente desconhecidos entre si, e criaram uma plataforma com uma trilha de conhecimento personalizada para guiar professores de Ensino Médio na disciplina projeto de vida. “O docente utilizará a ferramenta durante as aulas, auxiliando os alunos, que terão a jornada personalizada de acordo com suas tomadas de decisões”, explica Larissa. Terminada a trilha, o aluno passa por um simulador de carreira com inteligência artificial (IA).
“O evento é uma oportunidade de conexão com profissionais, empreendedores, mentores e investidores, além de proporcionar ao estudante habilidades relacionadas a startups e negócios”, avalia Caio Flávio Stettiner, coordenador de curso da unidade.
Com o prêmio, os integrantes da equipe receberão acelerações, mentorias, livros e bolsas para acessar cursos online. O próprio time elegeu um integrante do grupo para ficar com a bolsa de graduação concedida pelo Startup Academy, um estudante que já fazia o curso oferecido, mas pagava mensalidade.