Alex Atala fala sobre a profissão no último dia da Semana Mesa SP

“Países respeitados da gastronomia mundial são referência porque possuem bons cozinheiros.” Foi assim que Alex Atala, chef internacionalmente conhecido, abriu o terceiro e último dia da Semana Mesa São Paulo, nesta quinta-feira, 27, na Escola […]

27 de outubro de 2016 4:07 pm Institucional

Crédito: Divulgação | O chef Alex Atala é uma das atrações do Congresso Mesa Tendências

“Países respeitados da gastronomia mundial são referência porque possuem bons cozinheiros.” Foi assim que Alex Atala, chef internacionalmente conhecido, abriu o terceiro e último dia da Semana Mesa São Paulo, nesta quinta-feira, 27, na Escola Técnica Estadual (Etec) Santa Ifigênia.

Com 30 anos de profissão, Atala ressaltou a importância de exercer a função de cozinheiro em sua trajetória, antes de se tornar chef. “Chef é um momento da carreira, mas a minha profissão é cozinheiro”, afirmou. Para ele, o papel do chef é liderar e ser responsável por uma equipe, porém, antes de tudo, é fundamental entender de cozinha. “O que leva à perfeição de uma receita é a repetição e o domínio profundo sobre ela.”

Saber trabalhar em grupo, por exemplo, é uma das competências mais importantes, segundo Atala. Depois de concentrar as receitas do cardápio de seu restaurante em suas mãos, ele contou que passou a delegar e dividir certas atribuições com sua equipe, como amadurecimento de sua vida profissional.

Como conselho aos iniciantes e aspirantes à profissão, Atala afirmou que o sonho de ser chef de cozinha é apenas o passo inicial. Para ele, atender às expectativas, após se tornar reconhecido e premiado, é um dos maiores desafios em sua carreira. “É o pesadelo de se manter. Não é fácil, pois sempre tem que sair algo que surpreenda.”

Após o discurso inicial, o chef ensinou receitas e ressaltou a importância de saber usar ingredientes nacionais e reconhecer os talentos da culinária brasileira.

Profissão Cozinheiro

Quem tem interesse em seguir carreira na gastronomia pode estudar nas Etecs. O Vestibulinho para cursos de diversas modalidades, incluindo o técnico em Cozinha, está com inscrições abertas até o dia 18 de novembro pela internet.

Com objetivo de unir teoria e prática, alunos de várias Etecs participaram nesta edição da Semana Mesa SP, assessorando os cozinheiros e a equipe de atendimento ao público.

Veja também

Janaína Rueda promove degustação da nova merenda escolar na Semana Mesa SP

Alunos das Etecs atuam nos bastidores do evento Semana Mesa SP

Começa o evento Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia

Começa o evento Semana Mesa SP na Etec Santa Ifigênia

Compartilhe


Veja também