Alckmin inaugura três Fatecs e uma Etec na Grande São Paulo

Fatecs Ferraz de Vasconcelos e Franco da Rocha iniciam atividades no segundo semestre. Fatec Guarulhos começou em 2007 e acaba de se mudar para novo campus, que também abrigará futura Etec

4 de abril de 2018 3:47 pm Etec, Fatec, Institucional

Laura, Alckmin e França participaram da inauguração do campus da Fatec Guarulhos, que também abrigará uma Etec |Foto: Divulgação

Com a entrega oficial de instalações físicas de quatro unidades do Centro Paula Souza nesta quarta-feira, 4, o Governo do Estado de São Paulo amplia o acesso aos Ensinos Técnico e Superior Tecnológico públicos e gratuitos. Os eventos de inauguração ocorreram em dois municípios da Grande São Paulo – Suzano e Guarulhos –, com a presença do governador Geraldo Alckmin, do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e da diretora-superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

“O grande desafio hoje é gerar emprego e renda, o bom casamento entre a necessidade do setor produtivo e a formação profissional”, disse o governador Geraldo Alckmin, referindo-se ao papel das Etecs e Fatecs no desenvolvimento da economia.  Laura Laganá destacou os esforços que o País precisa fazer para dar aos jovens mais oportunidades. “Estudos recentes do Banco Mundial apontam que, para o Brasil se tornar mais produtivo, é vital engajar a juventude em uma agenda política e de emprego que demanda da educação brasileira um enorme desafio.”

Já o vice-governador e secretário Marcio França enfatizou a qualidade das unidades do Centro Paula Souza. “Conseguir fazer esse padrão de escola para todos os alunos de São Paulo é o grande sonho de todo mundo”, disse. “Quem vai estudar na Fatec é um grande privilegiado, mas um privilegiado que se esforçou para estar aqui.”

Em Suzano, Alckmin descerrou as placas de inauguração do prédio da Fatec e da Etec de Ferraz de Vasconcelos. O Estado investiu mais de R$ 27,6 milhões na obra, que tem 8,9 mil metros quadrados de área construída. A Fatec inicia suas atividades no segundo semestre de 2018 com os cursos superiores de tecnologia de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Produção Industrial. As inscrições para o Vestibular das Fatecs podem ser feitas de 8 de maio até 8 de junho pela internet.

Implantada em 2007 em um prédio provisório, a Etec de Ferraz mudou para o mesmo endereço da nova Fatec em fevereiro. Com 870 matriculados, a unidade oferece Ensino Médio e sete cursos técnicos: Administração, Administração integrado ao Ensino Médio, Administração – EaD (a distância), Informática integrado ao Ensino Médio, Informática – EaD, Logística e Segurança do Trabalho. O processo seletivo para este semestre trouxe como novidade a oferta do Ensino Médio com Qualificação Profissional de Administrador de Banco de Dados.

Campus em Guarulhos

À tarde, o governador inaugurou a nova sede da Fatec Guarulhos, que iniciou as atividades no segundo semestre de 2007 em prédio alugado pela prefeitura. A mudança para o endereço atual ocorreu em fevereiro. As instalações abrigam 22 salas de aula, 3 Laboratórios de Informática, espaço para outros 14 laboratórios, como os de Processo e Fabricação, Sistema Integrado Manufatura, Maquetes, Instalações Elétricas, Simulação de Sistemas, Ensaios Metalográficos e Robótica Aplicada, biblioteca e anfiteatro, entre outros ambientes. Os 890 alunos estão distribuídos nos cursos superiores tecnológicos de Logística e Logística Aeroportuária.

O Estado investiu R$ 67,1 milhões na obra da Fatec e da futura Etec de Guarulhos, que funcionará no mesmo local, em áreas cedidas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e pela Secretaria de Educação do Estado (SEE). O campus conta com um sistema para captação e armazenamento da água da chuva que, após coletada e tratada, é direcionada a determinado uso, como descarga e lavagem da área externa tanto da Faculdade de Tecnologia como da Escola Técnica.

Ainda em Guarulhos, o governador descerrou placa de entrega do prédio da Fatec Franco da Rocha, que já vai oferecer dois cursos de graduação tecnológica no próximo Vestibular: Tecnologia da Informação e Gestão de Energia e Eficiência Energética. O valor do investimento do governo estadual no imóvel, com área construída de 7,3 mil metros quadrados, superou R$ 21 milhões. A prefeitura cedeu o terreno para abrigar a sede da Fatec.

Desde 2006, Franco da Rocha conta também com oferta dos Ensinos Médio e Técnico na Etec Dr. Emílio Hernandez Aguilar, onde estão matriculados 1.058 alunos.

Alckmin inaugura três Fatecs e uma Etec na Grande São Paulo