Alckmin inaugura Etec de Barueri

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente na tarde desta terça-feira, 10 de maio, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Barueri. A cerimônia contou com as presenças do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, […]

10 de maio de 2011 5:28 pm Etec

Alckmin e Laura Laganá posam para fotos com alunos da Etec | Foto: Cris Castello Branco/Governo do Estado de SP

O governador Geraldo Alckmin entregou oficialmente na tarde desta terça-feira, 10 de maio, a Escola Técnica Estadual (Etec) de Barueri. A cerimônia contou com as presenças do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Paulo Alexandre Barbosa, e da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá.

“O aluno que terminar o curso técnico já sai com diploma, consegue emprego e, se quiser, pode continuar os estudos fazendo a Fatec. E tudo de graça”, lembrou o governador Geraldo Alckmin durante o evento.

A Etec, que começou suas atividades em fevereiro com dois cursos técnicos – Enfermagem e Segurança do Trabalho –, tem 120 alunos matriculados. No processo seletivo para o segundo semestre de 2011, a unidade oferece 100 vagas, sendo 60 para Enfermagem no período da tarde e 40 para Segurança do Trabalho, à noite. “O caminho para a conquista do emprego é a educação de qualidade, que gera a oportunidade de um futuro melhor”, ressaltou Barbosa.

O valor do investimento inicial do Estado em equipamentos e mobiliário na Etec foi de R$ 320 mil. Coube à Prefeitura de Barueri a construção do prédio, que possui 12 salas de aula, 4 laboratórios (2 de informática, 1 de enfermagem e outro de segurança do trabalho), biblioteca, salas administrativas  e quadra de esportes coberta, entre outros ambientes.

Com a proposta de ampliar a chance dos jovens de ingressar no mercado de trabalho, além das 6.460 vagas destinadas às Etecs da Região Metropolitana, excluindo a Capital, o Governo do Estado promoveu  convênio entre o Centro Paula Souza e a Secretaria da Educação, visando a expansão do ensino profissional. Para o segundo semestre de 2011, estão sendo oferecidas 975 vagas para as escolas estaduais, distribuídas entre os municípios de Carapicuíba, Guarulhos, Jandira, Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

“A implantação de mais esta Etec é muito importante para a Região Metropolitana de São Paulo, que além de ser a mais populosa do Estado, concentra empresas de diversos setores produtivos”, declarou Laura Laganá.