Abertas inscrições para 26ª edição do Prêmio CRQ-IV de Química

Com intuito de estimular a pesquisa científica, concurso premia trabalhos de estudantes de cursos técnicos e superiores, nas áreas de química e engenharias; CPS soma 10 vitórias

25 de março de 2024 11:32 am Eventos, Premiação, Projetos

Estudantes da Etec Irmã Agostina conquistaram a categoria Química de Nível Médio nas últimas três edições do prêmio | Foto: Divulgação

Até dia 5 de abril, estudantes das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado podem inscrever seus trabalhos para 26ª edição do Prêmio CRQ-IV. Realizado pelo Conselho Regional de Química de São Paulo (CRQ-IV), o concurso visa estimular a pesquisa científica, premiando monografias, trabalhos técnicos, científicos ou tecnológicos.

A distinção é dividida nas modalidades Química de Nível Médio (curso técnicos), Química de Nível Superior (cursos tecnológicos, de licenciatura ou bacharelado) e Engenharias da área da Química. Podem participar da elaboração de cada trabalho, no máximo, três estudantes e dois orientadores, que devem ser professores ou profissionais com atuação na área. Será admitido apenas um trabalho por estudante ou grupo, e todos os orientadores devem ter registro ativo no Conselho.

O autor do trabalho vencedor em cada modalidade receberá R$ 6 mil, enquanto o orientador ganhará R$ 4 mil. Dos valores serão descontados os impostos vigentes na época da premiação. Os vencedores e as respectivas instituições de ensino de origem também receberão certificados. A entrega do prêmio será no dia 21 de junho, durante cerimônia no auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa de São Paulo. A data da premiação é próxima ao dia 18 de junho, quando é comemorado oficialmente o Dia do Profissional da Química.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: crqsp.org.br/premio-crq-iv-sp . Dúvidas devem ser enviadas exclusivamente por e-mail para o endereço premiocrqiv@crqsp.org.br.

Conquistas do CPS

As Etecs e Fatecs acumulam dez vitórias no Prêmio CRQ-IV, desde 2011. A Etec Irmã Agostina venceu em 2023, 2022 e 2020. Em 2021, a competição foi suspensa por causa da pandemia de Covid-19. A Etec Prof. Carmelino Corrêa Junior, de Franca, também foi a ganhadora em três edições: 2014, 2015 e 2017. A Etec Getúlio Vargas, da Capital, conquistou o prêmio em duas ocasiões: 2011 e 2019. As Etecs Dr. Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga; e Júlio de Mesquita, de Santo André; venceram uma vez cada uma, em 2013 e 2012, respectivamente.

Saiba mais:

Projeto da Etec Irmã Agostina, da Capital, vence Prêmio CRQ-IV

Alunos de Etec da Capital criam robô para análises químicas

Etecs do Centro Paula Souza se destacam em competições de química

Veja a galeria completa de vencedores aqui

Compartilhe


Veja também