Abertas inscrições para 1º Congresso de Inovação e Sustentabilidade

Estão abertas as inscrições para o 1.º Congresso de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé, da Capital, e pela agência de relações públicas Conversa Sustentável. O evento ocorre nos dias […]

14 de agosto de 2013 12:04 pm Institucional

Fumaça em um cômodo da maquete comprova estudo de aluno da Fatec Tatuapé. / Foto: Divulgação IPT.

Estão abertas as inscrições para o 1.º Congresso de Inovação e Sustentabilidade, promovido pela Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Tatuapé, da Capital, e pela agência de relações públicas Conversa Sustentável. O evento ocorre nos dias 29 e 30 de agosto e reunirá pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Reuniões acadêmicas para discutir esse assunto são frequentes e segmentadas. Uma das organizadoras do evento, a engenheira e professora Sasquia Obata, afirma que são comuns congressos que discutam sustentabilidade em interface com a tecnologia, a gestão empresarial, a construção civil. O tema, porém, pede integração, transversalidade. “Estamos buscando uma visão mais holística, mais ampla”, diz.

Entre os temas a serem discutidos em painéis e mesas-redondas estão educação, responsabilidade social, comunicação e cultura, gestão de resíduos, entre outros.

Artigos 

Haverá ainda sessões paralelas, destinadas à apresentação de artigos acadêmicos. Os pesquisadores das Fatecs que farão a exposição de seus trabalhos integram um grupo seleto, formado por profissionais que se inscreveram pela Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), entre outras instituições brasileiras. Há ainda artigos elaborados nas universidades de Salamanca (Espanha), Évora (Portugal) e Osaka (Japão).

O professor da Fatec Tatuapé Gilder Nader está entre eles.  Escreveu sobre as diversas aplicações do Túnel de Vento, uma ferramenta da década de 1970, que, afirma, ainda precisa de divulgação por sua importância para a construção civil.

Dois alunos orientados por Nader também foram selecionados. Mário Roberto Nantes Jr analisou a ventilação natural em conjuntos habitacionais populares. De acordo com o jovem, análises de layout, levando em conta o coeficiente de pressão, poderiam resultar em economia de energia elétrica (pela dispensa do uso do ventilador) e ainda aumentar o conforto do morador.

Foi justamente por ter vivido os desconfortos de alguns conjuntos habitacionais que a aluna Suellen Macena decidiu pesquisar como os moradores desses edifícios convivem com a ausência de conceitos sustentáveis na construção. A pesquisa feita por ela indicou que os apartamentos mais altos, geralmente, sofrem extremos de temperatura (são muito quentes no verão e muito frios no inverno) e os mais baixos, falta de ventilação.

Já a ex-aluna da Fatec de Americana Jakeline Pertile Mendes propôs um novo modelo de administração para cooperativas. Ela fez o curso tecnológico de Gestão Empresarial.
As inscrições podem ser feitas no site do evento. O congresso será realizado nas instalações da Fatec Tatuapé, na Rua Antônio de Barros, 800.

Compartilhe


Veja também