Em todos os níveis de formação, o Centro Paula Souza já insere a IA entre as mais importantes ferramentas de aprendizagem e elaboração de projetos nas Etecs e Fatecs
Tecnologia está sendo usada em projetos de diferentes áreas do conhecimento e em ferramentas de auxílio a docentes l Foto: Divulgação
A Revista do CPS traz na matéria de capa desta edição alguns exemplos de como a inteligência artificial (IA) – a mais atual revolução no campo da ciência – já está potencializando a Educação Profissional e Tecnológica, em todos os níveis de ensino, do básico à pós-graduação. Conheça projetos desenvolvidos por estudantes de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais que utilizam aprendizado de máquina, redes neurais e outros recursos de IA que tornam os estudos mais envolventes e significativos para solucionar problemas reais do mercado de trabalho.
Ainda nessa edição, uma reportagem com um projeto inédito, no campo da vitivinicultura. Alunos da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, em parceria com o Instituto de Viticultura e Enologia ISISS G.B. Cerletti, da comuna de Conegliano, e com o viveiro Vivai Cooperativi Rauscedo (VCR), de Rauscedo-Domanins, na Itália, estão testando a adaptação de variedades de uvas italianas ao solo paulista e analisando o potencial de garrafa dessas espécies.
Boa leitura!