7º Semtec debate Agenda 2030 da ONU a partir de hoje

Realizado pela primeira vez em ambiente virtual, evento gratuito reúne até sábado professores e gestores de Etecs, Fatecs e instituições parceiras para apresentação de estudos e práticas pedagógicas

18 de novembro de 2020 10:45 am Etec, Fatec

A diretora-superintendente o CPS, Laura Laganá, fala na abertura da última edição do evento, em 2019 l Foto: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (18) o 7º Simpósio dos Ensinos Médio, Técnico e Tecnológico (Semtec) do Centro Paula Souza (CPS). Realizado pela primeira vez em ambiente virtual, o evento reúne até sábado (21) professores e gestores de Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais para apresentação de estudos e práticas com foco no aprimoramento da formação para o trabalho pedagógico.

Participam da mesa de abertura a diretora-superintendente o CPS, Laura Laganá; o coordenador do Ensino Médio e Técnico da instituição, Almério Melquíades de Araújo; a coordenadora de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Helena Gemignani Peterossi; o coordenador de Ensino Superior de Graduação do CPS, Rafael Ferreira Alves; e a assessora de Relações Internacionais, Marta Iglesis. Confira aqui a programação completa.

As palestras e painéis serão ao vivo nos dois primeiros dias de evento, pelo YouTube. Ao todo, foram selecionados cerca de 80 artigos para apresentação pré-gravada em plataforma digital. Nesta edição, os trabalhos, desenvolvidos por profissionais do CPS e de instituições parceiras, propõem reflexões sobre as transformações do mundo a partir da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Esse documento apresenta 17 objetivos para se chegar ao desenvolvimento sustentável.

“A educação exerce um papel muito importante de conscientização, e o Centro Paula Souza tem feito a sua parte”, ressalta Laura Laganá. “É nosso dever enquanto cidadãos e educadores incentivar o senso crítico dos estudantes e a percepção de que a cultura da sustentabilidade deve ser prioridade no nosso dia a dia.”

“Nosso foco é ressaltar a criatividade dos docentes nessa mobilização e trazer práticas destacadas para serem compartilhadas”, explica Araújo, que também é o presidente da comissão organizadora do evento. “Produziremos um conjunto de ações de relevância para o desenvolvimento dos estudantes na construção da consciência cidadã”, complementa Alves.

O Semtec divide-se em cinco eixos temáticos: utilização de aprendizagem baseada na resolução de problemas na busca de soluções para os objetivos de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030; desenvolvimento de competências socioemocionais como estratégia de formação profissional para um mundo em transformação; múltiplas inteligências mobilizadas para solução de problemas; criatividade, inovação e desenvolvimento de competências interculturais; e gestão escolar propositiva.

7º Semtec
Local: