2ª Feira Tecnológica premia criatividade dos alunos


23 de outubro de 2008

Compartilhe!

Alunos da Etec de Taquaritinga ganham o 1º lugar entre Etecs.

Nesta quinta-feira, foram conhecidos os vencedores da Mostra de Projetos da 2ª Feira Feira Tecnológica do Centro Paula Souza, realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, na Etec Parque da Juventude, no bairro de Santana, em São Paulo. Entre as Escolas Técnicas (Etecs), os alunos da Etec Doutor Adail Nunes, de Taquaritinga, levaram o primeiro lugar. Entre as Faculdades de Tecnologia (Fatecs), venceram os estudantes da Fatec Itapetininga (veja lista de vencedores abaixo).

De acordo com a comissão avaliadora, formada por especialistas do Paula Souza e de outras instituições, foi uma disputa muito acirrada entre os cem projetos concorrentes – o dobro de participantes da primeira edição do evento.

A 2ª Feira de Tecnologia reforçou o estímulo à criatividade, ao empreendedorismo e ao reconhecimento da responsabilidade social da instituição, além de integrar as unidades de ensino.

“A qualidade dos trabalhos foi evidente, e denota a qualidade do ensino, a responsabilidade e ética de nossos alunos”, disse a diretora superintendente do Paula Souza, Laura Laganá. Também participaram da cerimônia de premiação o vice-diretor superintendente da instituição, César Silva,
a chefe de gabinete, Elenice Belmonte de Castro, o coordenador de Ensino Superior, Angelo Luiz Cortelazzo, e o coordenador de Ensino Técnico, Almério Melquíades de Araújo.

Paralelamente aos projetos concorrentes, 31 unidades (entre Etecs e Fatecs) se inscreveram para expor no espaço Projetos em Destaque, que serve para divulgar trabalhos desenvolvidos por alunos e professores já colocados em prática. Um terceiro espaço, chamado Alternativo, foi reservado às instituições convidadas para apresentação de atividades técnico-culturais ou para divulgação de projetos e produtos.

Projetos premiados

Etecs

Projeto
Unidade
Alunos
Guindaste Max Doutor Adail Nunes da Silva, de Taquaritinga Ari Volante, Arthur de Oliveira, Claick de Oliveira
Empório das Sacolas Etec de Bebedouro, de Bebedouro Evanira Bacci, José Augusto Fidelis dos Santos, Tatiana Pereira da Silva
Direção segura Jorge Street, de São Caetano do Sul Rafael Barbosa, Thalisson Carvalho, Victor Campos

 

Fatecs

Projeto
Unidade
Alunos
Uso eficiente da água em packing-house de batata Fatec Itapetininga Alexandre Freire, Bruna Oliveira, Wellington Santos
Sistema de automatização para a fabricação de tijolos Fatec Tatuí Edson Roberto, Leandro Moreira, Odair de Oliveira
Hambúrguer de banana: saudável para quem consome e rentável para quem produz Fatec Itapetininga Bruna Renzano, Gisele Bonini, Samuel Matarazzo

 

Fatec de Itapetininga recebe o prêmio pelo 1º lugar.

Torneio de Robótica

A grande novidade dessa edição foi o Torneio de Robótica Educativa e Iniciação Científica, que contou com a participação de aproximadamente 200 alunos de 16 unidades da Região Metropolitana de São Paulo.

O evento foi dividido em duas partes. Na categoria pesquisa, foram apresentados projetos que utilizam conceitos de robótica na busca de soluções no setor energético. Já os concorrentes de robótica programavam os robôs para executarem tarefas seguindo as regras impostas no jogo.

“Os alunos tiveram que esquentar muito a cabeça com os desafios propostos, com a complexidade dos projetos. Foi uma experiência muito positiva”, avaliou Laura Laganá.

A competição foi promovida em parceria com a Lego Education, uma das patrocinadoras da Feira Tecnológica, que também contou com o patrocínio da Brink Móbil, Conselho Regional de Química, Fundação de Apoio à Tecnologia, Itautec, Microsoft e Positivo.

Premiados

Pesquisa

Projeto
Etec
Produção de energia elétrica a partir de hidrelétricas e usinas nucleares: uma análise com enfoque econômico, social e ambiental Parque da Juventude,
de São Paulo
Etanol: polêmica social, econômica e ambiental Albert Einstein,
de São Paulo
Petróleo: vantagens e desvantagens da extração em águas profundas e em terra firme Lauro Gomes, de São Bernardo do Campo

Robótica

Etec
Cidade
Jorge Street São Caetano do Sul
Albert Einstein São Paulo
Parque da Juventude São Paulo

Estudantes das Etecs Jorge Street e Parque da Juventude na cerimônia de premiação.

Veja Também