Etecs de Mauá e Albert Einstein são as vencedoras do desafio StartUp in School 2017

Aplicativos LocalBus e Pet Friends foram eleitos os melhores trabalhos por uma banca de jurados, que se reuniu no Google Campus; vencedores receberão três meses de mentoria da consultoria Ideias de Futuro para desenvolver suas startups

24 de outubro de 2017 7:00 pm Etec

Alunos da Etec de Mauá recebem o prêmio pelo projeto Local Bus | Foto: Divulgação

Os alunos Rafaela Silva dos Santos, Anderson Gomes e Bruno Oliveira, da Escola Técnica Estadual (Etec) de Mauá, foram os vencedores da edição de 2017 do StartUp in School. Eles criaram o o app Local Bus, que pretende mostrar horários e trajetos dos coletivos ao usuário do transporte público do Estado de São Paulo.  A premiação foi realizada nesta terça, dia 24, no Google Campus, na Capital.

“É muito bom saber que uma ideia que tivemos agradou e que poderemos ajudar as pessoas com esse projeto, pois também usamos o transporte público”, disse Anderson. Eles serão premiados com mais três meses de mentoria da consultoria Ideias de Futuro, idealizadora do programa e parceira do Centro Paula Souza (CPS).

Também foram premiados estudantes Caroline Sousa Pereira, Guilherme dos Santos Fernandes, Gustavo Fonseca Almeida da Silva, Lucas Cintral Carvalhal, Maria Clara de Jesus Golla e Oséias Teixeira Brandão Júnior, da Etec Albert Einstein, que ficaram em segundo lugar com o aplicativo Pet Friends,. O projeto auxilia donos de animais a encontrarem pessoas confiáveis que se disponham a cuidar das necessidades, levar para passear e até hospedar os pets.

Outros dois aplicativos de Etecs estavam na etapa decisiva do programa: Reciclo, da Etec Carapicuíba, e ART, da Etec Praia Grande. Todos os trabalhos foram escolhidos por uma votação popular na internet. Antes da premiação, os estudantes participaram de palestras e oficinas com a equipe do Google. Depois, foi feita a apresentação dos apps a uma banca de jurados.

“Quero lembrar a vocês que isso é só o começo de tudo. Estou muito contente também de ver a grande presença feminina nessa final. No Google nós valorizamos muito a diversidade no nosso processo criativo”, afirmou diretor de relações governamentais da empresa, Marcelo Lacerda.

Lançamento

O dia de premiação da edição de 2017 também marcou o lançamento do app Walp, um dos projetos vencedores do ano anterior. Os autores Fernanda Izabel Bonfim Alves, Matheus Nogueira Batista, Naomi Banno Pimenta Marrocos, Pedro Henrique Medeiros Rezende e Pedro Henrique Ribeiro Gomes são alunos da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, e passaram o último ano desenvolvendo o aplicativo para encurtar a distância entre organizações não governamentais (ONGs) e potenciais voluntários. O programa está disponível para celulares Android e pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

Veja os vídeos dos projetos vencedores:

Local Bus (Etec Mauá)

Auxilia usuários de transporte público na busca de informações, online e offline, sobre os itinerários, horários, avisos e comentários dos ônibus.

Pet Friends (Etec Albert Einstein, Capital)

Auxilia donos de animais a encontrarem pessoas confiáveis que se disponham a cuidar das necessidades, levar para passear e até hospedar os pets.