Workshop debate setor de petróleo e gás

O Centro Paula Souza participou do 6º Workshop promovido pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), para debater as principais demandas por […]

4 de dezembro de 2008 10:00 am Institucional

O Centro Paula Souza participou do 6º Workshop promovido pela Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, por intermédio da Comissão Especial de Petróleo e Gás Natural (Cespeg), para debater as principais demandas por formação de mão-de-obra visando os desafios da exploração de petróleo e GN no litoral paulista. O evento foi nesta quinta-feira, 4, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Além da diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, participaram da abertura do encontro Carlos Cavalcanti, diretor de Energia da Fiesp, Geraldo di Giovanni, chefe de Gabinete da Secretaria de Ensino Superior, Juan Carlos Dans Sanchez, coordenador de Política, Emprego e Renda da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, Ricardo Terra, gerente regional do Senai-SP, e José Roberto dos Santos, secretario executivo da Cespeg e coordenador de Infra-Estrutura e Logística da Secretaria de Desenvolvimento.

“Nosso objetivo é atender as demandas dos setores produtivos, seja no nível básico, técnico ou tecnológico. Nossas ações são estruturadas para suprir não apenas as necessidades específicas de cada região, mas também as dos setores emergentes, como é o caso da área de petróleo e gás”, afirmou Laura Laganá.

O encontro serviu para discutir a estruturação de cursos e grades curriculares para promover a capacitação adequada, por meio da expansão da oferta de formação técnica e superior das Escolas Técnicas (Etecs) e das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais.

Durante sua apresentação, o gerente regional do Paula Souza, Celso Gaioti, explicou a atuação da instituição na área de petróleo e gás. “Trabalhamos na estruturação de cursos propostos pelas empresas e, além disso, já temos 41 cursos, somente entre técnicos e tecnológicos, que formam profissionais para toda a cadeia produtiva do setor, como química, meio ambiente, produção de materiais plásticos, entre outros”. Ele revelou também que a instituição elabora cinco novos cursos (três técnicos, um tecnológico e um de pós-graduação).

O 7º Workshop, que vai abordar os impactos da produção de petróleo e gás natural sobre o desenvolvimento regional, será no próximo dia 12.