Webinar debate importância da educação tecnológica na área de gestão

Encontro online organizado pelo CRA-SP contou com a participação da diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; gravação está disponível no YouTube

19 de junho de 2023 3:20 pm Institucional

Evento online abordou diferencial do CPS na formação de técnicos e tecnólogos na área de gestão e negócios | Imagem: Reprodução

Atualizado em 20/6/2023, às 16h35

A diretora-superintendente do Centro Paula Souza (CPS), Laura Laganá, participou nesta terça-feira (20) de um webinar do Conselho Regional da Administração de São Paulo (CRA-SP) sobre A importância da formação do tecnólogo no mercado de trabalho. Organizado pelo Grupo de Excelência de Pesquisa Aplicada em Administração (Gepad), do Centro do Conhecimento do CRA, o evento online abordou a evolução do CPS e o papel das Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais na formação de técnicos e tecnólogos na área de gestão e negócios. A transmissão foi feita ao vivo e a gravação está disponível no Youtube. Assista aqui!

Entre os temas apresentados estão os diferenciais dos profissionais formados pelo CPS, cursos na área de gestão, indicadores de qualidade do ensino, empregabilidade, casos de sucesso, convênios e parcerias com organizações públicas, empresas e terceiro setor.

De acordo com a diretora-superintendente do CPS, a graduação tecnológica é a modalidade de ensino superior que mais cresce no País. “O número de estudantes matriculados em cursos de tecnologia no Brasil saltou 86% nos últimos dez anos, porque as pessoas querem se formar e ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho” afirma. “E a área de gestão está em alta, com 58% dos cursos voltados ao setor”, ressalta.

Perfil profissional

Atualmente, mais de 94 mil alunos estão matriculados em 13 cursos técnicos e integrados na área de gestão e negócios das Etecs. Desse total, 53,8 mil são estudantes do curso de Administração. Já as Fatecs somam mais de 31 mil jovens distribuídos em 15 cursos superiores de tecnologia na área, com destaque para o curso de Gestão Empresarial, um dos mais procurados do Vestibular, oferecido nas modalidades presencial e a distância.

Centro de conhecimento

Criado em 1968, três anos após a regulamentação da profissão de administrador, o CRA-SP é uma autarquia federal que reúne atualmente cerca de 77 mil registrados, entre empresas, profissionais e estudantes. Embora suas principais funções sejam o registro e a fiscalização do exercício profissional nas áreas da administração, o conselho disponibiliza, de forma gratuita, cursos, palestras e eventos, por meio do Centro do Conhecimento, composto por 37 grupos de excelência que estudam temas da ciência administrativa.

Assista à trasmissão na íntegra: