Novas Especializações Técnicas são ofertadas no Vestibulinho

Análise de Dados para Questões Sociais e Guia de Turismo Internacional são novidades do processo seletivo; inscrições vão até 23 de novembro

21 de novembro de 2022 8:06 am Vestibulinho

Modalidade permite que profissional formado em um curso técnico aprofunde conhecimentos na área de atuação | Foto: Roberto Sungi

Nas Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) é possível cursar Especializações Técnicas de forma gratuita. A modalidade cria oportunidade de o profissional formado em um curso técnico aprofundar conhecimentos em sua área de atuação. A forma de ingresso é o Vestibulinho, que tem inscrições abertas até as 15 horas do dia 23 de novembro. Nesta edição do exame, duas novas opções estão disponíveis: Análise de Dados para Questões Sociais (20 vagas) e Guia de Turismo Internacional (25 vagas).

No total, para o primeiro semestre de 2023, o processo seletivo oferta 845 vagas em Especializações Técnicas. Somados às novidades, os cursos disponíveis são: Centro Cirúrgico e Instrumentação Cirúrgica (25 vagas), Desenvolvimento de Aplicativos para Smartphones (35 vagas), Enfermagem do Trabalho (30 vagas), Enfermagem na Assistência ao Idoso (40 vagas), Enfermagem no Atendimento em Urgência e Emergência Intra e Extra-Hospitalar (110 vagas), Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição (25 vagas), Prótese sobre implantes (30 vagas) e Radiocomunicação (25 vagas) na modalidade presencial e Gestão de Projetos, no ensino a distância (480 vagas).

Para concorrer a uma vaga nos cursos presenciais é preciso ter cursado integralmente e concluído, até 31 de janeiro de 2023, o Ensino Técnico associado ao curso de especialização pretendido, conforme relação disponível na internet. Para concorrer a uma vaga do curso online, o candidato deve ter cursado integralmente qualquer curso técnico ou superior, até o último dia de janeiro.

Análise de Dados para Questões Sociais

O profissional que concluiu o Ensino Técnico em Administração, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos ou curso equivalente está apto a cursar a nova especialização técnica em Análise de Dados para Questões Sociais. As aulas serão na Etec Cepam, na Capital, no período noturno.

Com carga horária de 320 horas, o aluno será apresentado a matérias relacionadas a questões e problemas sociais contemporâneos e à aplicação do curso no setor produtivo, Estado e terceiro setor. O curso também trabalha temas referentes a negócios de impacto social, análise de dados de Business Intelligence relacionados a questões sociais, mobilização de recursos e parceiros para produção e análise de dados, metas e métricas, entre outros.

Quem optar por essa especialização técnica poderá trabalhar para organizar e analisar dados e informações relacionadas a projetos e soluções sociais. Pode atuar também em atividades que identificam necessidades dos cidadãos e utilizam metodologias, técnicas e ferramentas para orientar e apoiar a tomada de decisões de gestores sociais.

Órgãos públicos, organizações sociais, fundações e institutos empresariais, negócios de impacto social e áreas de responsabilidade social de empresas são opções dentro do mercado de trabalho.

Guia de Turismo Internacional

Disponível na Etec Carlos de Campos, no bairro do Brás, na Capital, a especialização em Guia de Turismo Internacional pode ser cursada por profissionais técnicos em Agenciamento de Viagem ou em Guia de Turismo. O profissional que optar pelo curso poderá atender às demandas de entidades associativas, agências de viagens, operadoras de turismo e trabalhar de forma autônoma.

Geografia física do mundo aplicada ao turismo, geopolítica, destinos receptores e emissores de turistas, museus, espaços culturais e principais destinos turísticos estão entre as matérias apresentadas nas 320 horas de conteúdos programáticos da especialização.

O profissional poderá orientar, assistir e conduzir turistas em procedimentos de imigração e alfândega, traslados, passeios, visitas, eventos e viagens entre países. Também estará apto a interpretar e transmitir informações referentes a aspectos socioculturais, históricos, econômicos, ambientais e geográficos de destinos internacionais. Além disso, poderá optar por trabalhos ligados a assessoria de turistas com idiomas, planejamento de roteiros e orientações de segurança.

Vestibulinho

Foi prorrogado até as 15 horas do dia 23 de novembro o período de inscrição para o processo seletivo das Etecs para o primeiro semestre de 2023. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet. Para participar é preciso pagar a taxa de R$ 33 até o último dia do prazo. O exame será aplicado em 18 de dezembro, a partir das 8 horas, e terá três horas de duração.

O Vestibulinho oferece mais de 88 mil vagas distribuídas por todo o Estado. É possível se candidatar a cursos técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.