O Vestibulinho das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) para o segundo semestre está com inscrições abertas até dia 9 de maio, às 15 horas, exclusivamente pela internet. O valor da taxa para a participação no processo seletivo é de R$ 40. A prova será aplicada no dia 9 de junho, às 13h30.

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia que administra as Etecs, disponibiliza 41.790 vagas para cursos técnicos, especializações técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo, distribuídas entre as unidades de todo o Estado de São Paulo. O candidato pode optar pelo estudo na modalidade presencial, semipresencial ou online, de acordo com as opções disponíveis.

As vagas disponíveis neste processo seletivo são destinadas às Escolas Técnicas e às classes descentralizadas (unidades que funcionam com um ou mais cursos técnicos, sob a administração de uma Etec) por meio de parcerias com as prefeituras do interior e da Capital (aulas nos CEUs) e com a Secretaria Estadual da Educação para oferta do Ensino Técnico em salas de Escolas Estaduais.

Inscrições

Para se inscrever no Vestibulinho das Etecs é preciso acessar o site vestibulinhoetec.com.br, até as 15 horas do dia 9 de maio, preencher a ficha de inscrição disponível no menu “Área do Candidato” e responder ao questionário socioeconômico.

Também é necessário realizar o pagamento da taxa de R$ 40. O recolhimento do valor pode ser feito até o último dia de inscrição, em qualquer agência bancária, na internet, por meio de aplicativo bancário ou ainda por meio da ferramenta getnet, disponível no site oficial do Vestibulinho, com cartão de crédito. A inscrição no Vestibulinho das Etecs somente será efetivada após o pagamento da taxa.

As informações fornecidas no ato da inscrição são de responsabilidade do candidato ou de seu representante legal, quando menor de 16 anos. Na Portaria do processo seletivo e no Manual do Candidato estão disponíveis o detalhamento da documentação necessária e as orientações para inscrição.

Caso o candidato necessite, as Etecs disponibilizam computadores e acesso à internet para que a inscrição seja realizada. Para isso, é preciso entrar em contato com a unidade para obter informações sobre datas e horários disponíveis.

A relação completa de unidades, cursos e vagas do processo seletivo para o segundo semestre de 2024 pode ser consultada no site do Vestibulinho das Etecs.

Inclusão social

candidato com deficiência que necessite de condições especiais para fazer a prova deve indicá-las na ficha de inscrição e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, no link específico que se encontra na “Área do Candidato”, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 9 de maio.

candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social deve informar o nome social completo no ato da inscrição, no campo específico. Caso não forneça a informação nesse momento, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.

Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado integralmente na rede pública, da quinta à oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental. Quem estiver nas duas situações recebe 13% de bônus.

Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.

20 de março a 2 de abril (até as 15 horas) Prazo para solicitar redução da taxa de inscrição
4 de abril a 9 de maio (até as 15 horas) Período de inscrição do Vestibulinho Etec
9 de abril (até as 15 horas) Divulgação do resultado da solicitação de redução da taxa de inscrição
9 de abril (a partir das 15 horas) a 9 de maio (até as 15 horas) Inscrição para o candidato beneficiado com a redução da taxa de inscrição
10 e 11 de abril Prazo para interposição de recurso para os candidatos que tiveram a solicitação de redução da taxa de inscrição indeferida
16 de abril (a partir das 15 horas) Divulgação da análise dos recursos de redução da taxa de inscrição
5 de junho (a partir das 15 horas) Divulgação dos locais de prova
9 de junho (a partir das 13h30) Prova do Vestibulinho Etec
12 de junho (a partir das 15 horas) Divulgação dos gabaritos oficiais
28 de junho (a partir das 15 horas) Divulgação da classificação geral dos cursos com prova de aptidão e da convocação para a prova de aptidão. Fase específica para os cursos com prova de aptidão (Canto, Dança, Regência e Teatro)
1 e 2 de julho Provas de aptidão para os cursos técnico em Canto, Dança, Regência e Teatro
10 de julho (a partir das 15 horas) Divulgação da lista de classificação geral

Provas e gabaritos