Três Etecs participam da semifinal nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa

Três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Prof Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota, Itanhaém e Dr. José Coury, de Rio das Pedras – vão representar o Centro Paula Souza na fase semifinal nacional da Olimpíada […]

26 de novembro de 2012 5:00 pm Etec

Três Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) – Prof Luiz Pires Barbosa, de Cândido Mota, Itanhaém e Dr. José Coury, de Rio das Pedras – vão representar o Centro Paula Souza na fase semifinal nacional da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, na categoria Artigo de Opinião. O encontro acontece de terça a sexta-feira, 30, em Belo Horizonte (MG). Em sua terceira edição, a iniciativa busca desenvolver ações de formação de docentes com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

Sob a orientação de seus professores, os estudantes elaboraram textos, que serão apreciados num encontro de 125 semifinalistas. A dupla de Cândido Mota, Maria Vitória Fantozzi da Silva com a supervisão da professora Marta Aparecida de Castro, inscreveu o texto Novo Código Florestal: em busca de um desenvolvimento sustentável. A aluna Thamires Luiza Lemos Pratt da Silva, sob a orientação da professora Viviane Barbosa Rasga, da Etec de Itanhaém, apresentou o trabalho Parelheiros, estrada para glória ou ruína? Já o estudante da Etec de Rio das Pedras produziu o artigo Às margens de onde eu vivo, tendo a supervisão da professora Sandra Delagracia dos Santos. Ainda nesta etapa da Olimpíada, os alunos farão ajustes nas redações já apresentadas e vão elaborar um novo texto.

Categorias
Além de Artigo de Opinião, a Olimpíada também abrange as categorias de Crônicas, Memórias e Poemas. Os estudantes e docentes autores dos textos já classificados para a atual fase foram premiados com medalhas e tablets e uma placa de homenagem à escola.

Os finalistas – podem ser até 20 e serão anunciados em dezembro – receberão medalhas, notebooks e impressoras, enquanto a escola ganhará microcomputador, impressora, projeto multimídia, telão para a projeção e livros.

O evento, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.

Compartilhe


Veja também