Telecurso TEC atende 50 mil alunos da rede pública estadual

Cinqüenta mil alunos da rede estadual de ensino começam neste semestre o curso técnico de Gestão de Pequenas Empresas a partir do Telecurso TEC, projeto pioneiro elaborado e desenvolvido pelo Governo do Estado de São […]

6 de agosto de 2008 6:02 pm Institucional

Cinqüenta mil alunos da rede estadual de ensino começam neste semestre o curso técnico de Gestão de Pequenas Empresas a partir do Telecurso TEC, projeto pioneiro elaborado e desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Centro Paula Souza, em parceria com a Fundação Roberto Marinho.

Nesta quarta-feira, 6, o governador de São Paulo, José Serra; o vice-governador e secretário
de Desenvolvimento, Alberto Goldman; a secretária estadual da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro; o presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; e a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá; assinaram o termo de implementação do programa. Inicialmente, o Telecurso TEC chega a 689 escolas da Região Metropolitana de São Paulo.

Foram criadas 1.250 tec-salas equipadas com computadores, aparelhos de TV e DVD, além de conjuntos de DVDs com as aulas do telecurso, cada uma delas com um orientador especialmente capacitado pelo Paula Souza para a aplicação do programa. “Este curso iniciado hoje possibilita aos alunos conseguirem um lugar mais adequado no mercado de trabalho”, afirmou o governador.

Com uma metodologia diferenciada e modernos recursos tecnológicos, o Telecurso TEC vai possibilitar a estes jovens o desenvolvimento de competências profissionais cada vez mais exigidas pelo mercado de trabalho. E mais: vai incentivar os jovens a se tornarem empreendedores e pessoas capazes de assumirem o papel de profissionais polivalentes.

“Além de um fantástico programa educacional, o Telecurso TEC é uma importante ferramenta de inclusão social”, ressaltou Laura Laganá. A diretora superintendente explicou também que a escolha do curso se deve ao alto índice de empregabilidade: “74% dos nossos ex-alunos de Gestão de Pequenas Empresas, depois de um ano de formados, estão empregados”.

Porcentagem que acompanha o índice de empregabilidade dos técnicos formados nas Escolas Técnicas (Etecs) estaduais: 77%.

Seleção das escolas

A Secretaria Estadual da Educação adotou como critério de escolha das 689 escolas a vulnerabilidade social e juvenil. A seleção partiu de um levantamento realizado pela Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados). Foram oferecidas vagas para cada uma das escolas selecionadas e os alunos, todos do Ensino Médio, puderam optar pela participação do programa.

A maioria desses jovens fará o curso aos sábados, com uma carga horária semanal de seis horas presenciais, complementada por dez horas de atividades não-presenciais, como trabalhos, pesquisas e relatórios a serem desenvolvidos fora da escola. “Vamos estimular o engajamento dos alunos no aprendizado”, disse Serra.

A partir do final deste mês começa o Módulo 1, do total de três módulos semestrais do curso
Gestão de Pequenas Empresas. Ao final de 18 meses, os estudantes estarão aptos a receber o diploma de nível técnico nesta área, emitido pelo Centro de Educação a Distância do Paula Souza.

O Telecurso TEC dispõe ainda de um ambiente virtual, em que a discussão, a troca de
experiências e o apoio permanente de mediadores pedagógicos possibilitam a formação
continuada e o aperfeiçoamento profissional dos orientadores.

Para o governador, o Programa é uma importante arma contra o “apagão profissional” que atinge algumas regiões do Estado. Não raro, empresas não conseguem preencher suas vagas pois não encontram profissionais capacitados. “O Telecurso TEC nasceu para ajudar a solucionar esse problema. Juntar essas duas pontas é nosso objetivo”, argumentou José Roberto Marinho.