Simpósio de patrimônio começa nesta quinta-feira na Fatec Jundiaí

Parceria entre as Fatecs Itu, Jundiaí e São Paulo, e o Departamento de Patrimônio Histórico da Unidade de Gestão de Cultura do município, evento vai até sábado, 26

23 de agosto de 2023 10:07 am Eventos

Desde 2018, o Simpósio faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade l Foto: Divulgação

Começa nesta quinta-feira, na Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Jundiaí, localizada na Região de Campinas, o 11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial. Realizado por meio de parceria entre as Fatecs Itu, Jundiaí e São Paulo, e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) de Jundiaí, o evento vai até sábado, 26.

Gratuito e aberto ao público, o Simpósio é voltado preferencialmente a professores e estudantes pesquisadores dos temas patrimônio, cultura, turismo e eventos o simpósio é aberto. As inscrições de ouvintes podem ser feitas antecipadamente, pelo site do evento, ou pessoalmente, na hora do evento.

Com o tema “Patrimônio Cultural, Educação e Economia Criativa: Humanidades e Processos Formativos”, o Simpósio oferece uma série de atrações, como apresentação de trabalhos e pesquisas, mesas-redondas e uma visita técnica ao Centro Histórico da cidade – confira a programação.

“Compreender a relevância material e simbólica dos vestígios do passado implica em entender a cidade como um documento vivo do processo de ocupação do território, dos sentidos, valores e significados socialmente atribuídos aos objetos, lugares e referências culturais”, explica a professora e integrante do Núcleo de Estudos de Tecnologia e Sociedade (Nets) das Fatecs, Adriana Perroni Ballerini.

Desde 2018, o Simpósio faz parte da programação do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade, um programa municipal de educação patrimonial que tem o objetivo de debater os resultados das pesquisas, reflexões e intervenções no âmbito da preservação do patrimônio cultural.

Serviço

11º Simpósio do Patrimônio Material e Imaterial
Local:
 Fatec Jundiaí
Avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Ponte de Campinas
Data: 24, 25 e 26 de agosto
Horário: confira a programação
Inscrições e mais informações: pelo site ou no evento

Compartilhe


Veja também