Semana de planejamento debate transtornos de aprendizagem nas Fatecs

Entre atividades desenvolvidas nas unidades estão oficinas de metodologias ativas, sala de aula invertida, abordagem por projetos e aprendizagem por cultura maker

1 de fevereiro de 2024 11:51 am Eventos

Em cima: Emilena Lorenzon Bianco e a diretora da Fatec de Esportes e mediadora do evento, Renata Cardias; embaixo: Rafael Ferreira Alves, Laura Laganá e André Luiz Braun Galvão l Foto: Reprodução

Organizada pela Unidade de Ensino Superior de Graduação (Cesu), do Centro Paula Souza (CPS), a 14ª edição da Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP) das Faculdades de Tecnologia do Estado (Fatecs) começou nesta quinta-feira (1º de fevereiro). Neste ano, o evento aborda o tema Dificuldades e transtornos de aprendizagem.

Participam da cerimônia de abertura online a diretora-superintendente do CPS, Laura Laganá; a vice-diretora-superintendente, Emilena Lorenzon Bianco; o coordenador de Ensino Superior de Graduação, Rafael Ferreira Alves; e o diretor do Departamento Acadêmico Pedagógico da Cesu, André Luiz Braun Galvão, entre outros representantes da instituição e convidados.

“A SPAP aborda um tema muito sensível e perfeitamente contextualizado com a sociedade. Vencer a batalha pela inclusão é um ato de amor ao próximo”, avalia Laura Laganá. “A gente vem vivenciando muitas muitas questões cognitivas, com reflexos na aprendizagem, principalmente depois da pandemia”, explica Rafael Ferreira Alves.

A mesa-redonda virtual de abertura abordou o tema principal do evento, com a participação da psicopedagoga Talita Pazeto, da consultora pedagógica inclusiva Fabiana Leme, e da responsável pela Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência do CPS, Cristiane Alves. Mais de 2,6 mil pessoas se inscreveram para assistir, entre diretores, coordenadores, professores e demais servidores.

Na sexta-feira (2), às 10 horas, o debate online será em torno dos Fatores Psicossociais da Aprendizagem. Os palestrantes serão, novamente, Cristiane Alves, além de Alex Barbosa, também da Assessoria de Inclusão da Pessoa com Deficiência; e a coordenadora de projetos de Gestão Pedagógica e Inclusão do CPS, Marília Schimit. Inscrições pelo link.

De 5 a 9 de fevereiro, a SPAP continua internamente em cada Fatec. Entre as atividades desenvolvidas presencialmente estão reuniões dos diretores com equipe de coordenadores, professores e servidores, oficinas de metodologias ativas de ensino, sala de aula invertida, abordagem por projetos e aprendizagem baseada em cultura maker.

Serviço
14ª Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico
Local:
 online
Datas: 2 de fevereiro, às 10 horas (inscrições aqui). Entre os dias 5 e 9 de fevereiro, as atividades seguem presencialmente nas Fatecs

Compartilhe


Veja também