Secretário Vahan Agopyan vence prêmio Professor Emérito

Titular da pasta de Ciência, Tecnologia e Inovação foi reconhecido pelo CIEE nesta terça (10) pelos serviços voltados ao aprimoramento da educação brasileira

10 de outubro de 2023 6:13 pm Institucional

Agopyan, ao lado da superintendente do CPS, Laura Laganá, em evento de lançamento do Programa Ciência para Todos | Foto: Divulgação

Com informações da Secretaria de Comunicação do Estado de São Paulo

O Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Vahan Agopyan, recebeu nesta terça-feira (10) o Prêmio Professor Emérito – Troféu Guerreiro da Educação Ruy Mesquita de 2023.

O prêmio realizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com o Grupo Estado, presta homenagem às personalidades que auxiliam o aprimoramento da educação. A cerimônia para a entrega do troféu foi realizada no Teatro CIEE.

O Centro Paula Souza (CPS), autarquia do governo do Estado de São Paulo, é uma das instituições vinculadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação.

“Para todo professor, receber o prêmio Professor Emérito, outorgado pelo Centro de Integração Empresa Escola, é uma grande honra e motivo de orgulho. Confesso que estou muito emocionado”, agradeceu Agopyan. “Sei também que essa honraria está sendo concedida a mim como resultado de um trabalho de uma equipe, de um grupo que colaborou muito para a melhoria do ensino superior no Brasil e que eu tenho a honra de pertencer”, completou o secretário.

Vahan Agopyan nasceu na Turquia e se naturalizou brasileiro. Foi reitor da USP entre 2018 e 2021 e diretor da Escola Politécnica de 2002 a 2006. Formado em engenharia civil, é mestre em Engenharia Urbana e de Construções Civis pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1974 e 1978), doutor em Engenharia Civil pelo King’s College London (1982) e livre docente pela Poli-USP. Atualmente, se dedica a estudos de sustentabilidade da Construção Civil e atividades de inovação.

Além de Agopyan, também recebeu o prêmio nesta terça (10), na modalidade Guerreiro da Educação, a empresária Viviane Senna, fundadora da organização sem fins lucrativos Instituto Ayrton Senna.