Saiba como participar dos processos seletivos do CPS para 2023

Instituição oferece mais de 107 mil vagas para estudar de forma gratuita em Cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Cursos Superiores de Tecnologia e outros

12 de novembro de 2022 8:29 am Institucional, Vestibular, Vestibulinho

Juntos, Vestibulinho das Etecs e Vestibular das Fatecs para o primeiro semestre de 2023 têm mais de 160 opções de cursos disponíveis | Foto: Gastão Guedes

Os interessados em uma oportunidade para estudar de forma gratuita nas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais no próximo ano devem ficar atentos ao calendário dos processos seletivos que estão em andamento. O Centro Paula Souza (CPS) oferece mais de 107 mil vagas, distribuídas entre as Etecs e Fatecs de todo o Estado.

Os candidatos vão disputar 88.368 vagas no Vestibulinho, enquanto para o Vestibular são oferecidas 18.745. Juntos os processos seletivos para o primeiro semestre de 2023 têm mais de 160 opções de cursos disponíveis.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet. Para o candidatos que não têm acesso a computadores e internet, as unidades de todo o Estado disponibilizarão os equipamentos para a realização da inscrição. Os interessados devem entrar em contato para agendar datas e horários disponíveis.

Vestibulinho das Etecs

As inscrições para o processo seletivo das Etecs vão até as 15 horas do dia 18 de novembro. Para participar é preciso preencher a ficha de inscrição e efetuar o pagamento da taxa, no valor de R$ 33. A prova será aplicada no dia 18 de dezembro, às 8 horas, e terá três horas de duração.

É possível se candidatar uma vaga para Cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio com diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.

O cronograma completo, bem como os cursos oferecidos, número de vagas e requisitos para prestar o exame estão disponíveis no site www.vestibulinhoetec.com.br. Outras informações podem ser acessadas na Portaria do Vestibulinho.

Vestibular das Fatecs

O prazo para se inscrever no processo seletivo das Fatecs vai até as 15 horas do dia 15 de dezembro. O candidato deve preencher a ficha de inscrição e o questionário socioeconômico. Feito isso, basta realizar o pagamento da taxa de R$ 91. A prova será aplicada no dia 8 de janeiro de 2023.

Ao realizar o preenchimento do formulário de inscrição, deve-se escolher um curso em primeira opção e, caso seja do interesse, optar por um curso para segunda opção, em qualquer Fatec e período.

O calendário completo, os cursos, as vagas, os períodos e as unidades participantes estão disponíveis no site www.vestibularfatec.com.br. Outras informações podem ser encontradas na Portaria do processo seletivo.