Robótica Paula Souza abre inscrições para 2º Hackaduino

Desafio propõe utilizar a tecnologia Arduino para desenvolver projeto voltado a cidades e comunidades sustentáveis, atendendo objetivo número 11 da ONU

5 de abril de 2022 10:41 am Etec, Institucional

No mês de março foi realizada uma live de lançamento, que apresentou todos os detalhes do evento l Foto: Divulgação

A Robótica Paula Souza está com inscrições abertas para a segunda edição do Hackaduino, competição na qual as equipes desenvolvem protótipos de soluções a partir da tecnologia Arduino. Professores e estudantes das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) têm até 20 de abril para se inscrever – confira mais informações no link.

Neste ano, o desafio proposto é utilizar o Arduino para desenvolver projetos voltados ao atendimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja temática é “Cidades e Comunidades Sustentáveis”. Os projetos vão se dividir em duas modalidades: projeto físico e elaborados em simulador.

“A competição promove habilidades como capacidade de trabalhar em equipe, interdisciplinaridade, capacidade de resolver problemas, aprimoramento dos conhecimentos em programação e robótica”, explica o coordenador da Robótica Paula Souza, Tiago Jesus Souza.

Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto bastante usada em projetos elaborados por estudantes. Usar esse tipo de dispositivo é pré-requisito para inscrever um projeto no desafio. Estudantes que ainda não dominam a ferramenta podem realizar o curso online gratuito disponível na página do Grupo de Estudo de Educação a Distância (GEEaD) do Centro Paula Souza. Ao longo do mês de abril, haverá uma capacitação direcionada a professores – confira mais informações no link. Em março foi realizada uma live de lançamento no Youtube, durante a qual foram apresentados todos os detalhes do evento.

No ano passado, estudantes da Etec Jorge Street, de São Caetano do Sul, venceram na categoria projetos físicos. Entre os trabalhos desenvolvidos no simulador, alunos da Etec Zona Leste, da Capital, foram os campeões.

2º Hackaduino
Inscrições: