Informação deve ser consultada pela na internet; quem teve o benefício concedido já pode fazer a inscrição no processo seletivo das Escolas Técnicas para o primeiro semestre de 2023
Quem teve o pedido de redução indeferido pode entrar com recurso entre 1º e 2 de novembro | Foto: Gastão Guedes
O candidato que solicitou a redução de 50% da taxa de inscrição para o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) pode conferir o resultado pelo site www.vestibulinhoetec.com.br, a partir das 15 horas desta segunda-feira (31). O contemplado deve fazer a inscrição no Vestibulinho para o primeiro semestre de 2023 pela internet.
Quem teve o pedido de redução indeferido pode entrar com recurso entre 1º e 2 de novembro. O resultado da análise será divulgado no dia 7 de novembro, a partir das 15 horas, também pela internet.
Inscrições
A inscrição para o Vestibulinho das Etecs vai até as 15 horas de 18 de novembro e deve ser feita pela internet. A prova, que será aplicada em 18 de dezembro às 8 horas, terá três horas de duração.
As Etecs oferecem mais de 88 mil vagas para todo o Estado de São Paulo destinadas aos cursos Técnicos, Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Médio em diferentes itinerários formativos, Articulação da Formação Profissional Média e Superior (AMS), Especializações Técnicas e vagas remanescentes de segundo módulo.
As Escolas Técnicas disponibilizam equipamentos para a realização da inscrição aos candidatos que não têm acesso a computadores e internet. Cabe ao interessado entrar em contato com a unidade para agendar datas e horários disponíveis.
Mais informações sobre o preenchimento da ficha de inscrição, documentação necessária, cursos e vagas oferecidos em cada unidade podem ser conferidas na Portaria do Vestibulinho e no Manual do Candidato, disponíveis na internet. O cronograma completo do processo seletivo está disponível aqui.
Inclusão
O candidato com deficiência que necessite de condições especiais para realizar a prova deverá indicá-la na Ficha de Inscrição eletrônica e encaminhar o laudo médico, emitido por especialista, descrevendo o tipo e o grau da necessidade, por meio de link específico na ficha disponível no site, impreterivelmente, até as 15 horas do dia 18 de novembro.
O candidato transgênero que desejar ser tratado pelo nome social, deverá informá-lo no ato da inscrição, no campo específico, sem abreviações. Caso não seja informado o nome social no ato da inscrição, não será possível solicitar a inclusão posteriormente. Também é preciso enviar durante o período de inscrição, via upload, imagem do RG (frente e verso) e uma foto 3×4 recente.
O Sistema de Pontuação Acrescida do Centro Paula Souza concede acréscimo de pontos à nota final obtida no exame para os candidatos aos cursos Técnicos e Ensino Médio em seus diversos formatos, sendo 3% a estudantes afrodescendentes e 10% a quem tenha estudado, integralmente, da quinta a oitava série ou do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, na rede pública. Se o candidato estiver nas duas situações, recebe 13% de bônus.
Cabe ao candidato verificar na portaria se tem direito à pontuação acrescida, porque a matrícula não poderá ser realizada e a vaga será perdida se as informações não atenderem às condições estabelecidas em sua totalidade.
Outras informações pelos telefones (11) 3471-4071 (Capital e Grande São Paulo) e 0800-772 2829 (demais localidades) ou pela internet.