Região de São José do Rio Preto terá dois novos cursos técnicos

O Governo do Estado anunciou na sexta-feira, 29, dois novos cursos que serão ministrados em Escolas Técnicas (Etecs) estaduais da Região Administrativa de São José do Rio Preto. O anúncio foi feito pelo secretário de […]

1 de junho de 2009 2:32 pm Etec

O Governo do Estado anunciou na sexta-feira, 29, dois novos cursos que serão ministrados em Escolas Técnicas (Etecs) estaduais da Região Administrativa de São José do Rio Preto. O anúncio foi feito pelo secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckmin, durante visita à Etec de Fernandópolis onde assinou a autorização da construção do Laboratório do curso de Operação e Manutenção de Equipamentos Agroindustriais, com previsão de início em 2010.

As obras de instalação do novo curso dobrarão o tamanho da escola, que passará a ter 2 mil m² de área construída. Além do novo laboratório, serão construídas 12 salas de aula, um investimento total de R$ 6 milhões.

Já no sábado, em Votuporanga, o secretário assinou autorização para a implantação do curso técnico de Produção de Cana-de-Açúcar, na Etec Frei Arnaldo Maria de Itaporanga. O novo curso já será ministrado no segundo semestre de 2009, a partir de agosto.

“A ampliação e modernização das nossas escolas e dos cursos são necessárias para acompanharmos a evolução do setor produtivo e aumentar os índices de empregabilidade dos jovens em todas as regiões do Estado”, disse a diretora superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá, que acompanhou a visita do secretário.

Além dos dois novos cursos, a região de São José do Rio Preto terá 960 novas vagas de ensino técnico distribuídas por escolas da rede pública estadual de São José do Rio Preto, Araçatuba, Andradina, Ilha Solteira, Jales e Mirassol. Também serão oferecidos cursos técnicos pela primeria vez em Mirandópolis e Pereira Barreto. Ao todo, serão oferecidas sete habilitações: Administração, Secretariado, Contabilidade, Logística, Marketing, Técnico Jurídico e Serviços Imobiliários.

Os cursos fazem parte da parceria entre o Centro Paula Souza e a Secretaria Estadual da Educação, que vai abrir 9.265 novas vagas de cursos técnicos em salas de escolas estaduais de todo o Estado. Com a iniciativa, o Estado garante aos jovens novas oportunidades de acesso ao mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos, de qualidade comprovada.

As aulas funcionarão no regime de classes descentralizadas, ou seja, em vez de construir uma nova escola técnica, criam-se turmas aproveitando a infraestrutura já existente. Cada escola estadual trabalhará em conjunto com a Etec (Escola Técnica) mais próxima, que será responsável pelos cursos. Ao todo, serão investidos R$ 20 milhões no projeto.

As inscrições para o processo seletivo começam no próximo dia 5 de junho e seguem até as 15 horas do dia 19, apenas pelo site www.vestibulinhoetec.com.br. A prova será realizada no próximo dia 12 de julho.

Ensino de qualidade 

Num plano de expansão inédito, o governo vai aumentar, até 2010, em 100 mil o número de matrículas no ensino técnico. Desde 2007, as Etecs abriram cerca de 40 mil novas vagas. O objetivo é ampliar as chances de quem ingressa no mercado de trabalho. Pesquisa anual do Centro Paula Souza indica que 85% dos egressos têm vínculo empregatício, ou seja, depois de um ano de formados, quatro em cada cinco alunos estão trabalhando.

As Etecs estão entre as melhores escolas do país, conforme comprovou, pelo quarto ano seguido, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2008. Entre as 50 escolas públicas estaduais do Brasil com melhor pontuação, 38 são Etecs. A Escola Técnica de São Paulo foi a 15ª melhor do Estado de São Paulo, entre públicas e privadas. Entre as estaduais, foi a primeira. No ranking nacional, foi a 2ª entre as estaduais.

Da Secretaria de Desenvolvimento

Compartilhe


Veja também